João Campos lidera corrida pelo Governo de Pernambuco em 2026, aponta pesquisa
De acordo com o estudo, João Campos tem 57% das intenções de voto, enquanto a governadora Raquel Lyra (PSD) soma 24%
Escute essa reportagem

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), aparece à frente nas intenções de voto para o Governo de Pernambuco nas eleições de 2026, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (12) pelo instituto Paraná Pesquisas, a pedido do União Brasil.
De acordo com o estudo, João Campos tem 57% das intenções de voto, enquanto a governadora Raquel Lyra (PSD) soma 24%. Em terceiro lugar, está o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL), com 6,2%.
A pesquisa ouviu 1.510 eleitores, entre 1º e 5 de agosto, em 62 municípios do estado. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Em uma segunda simulação da disputa pelo Governo de Pernambuco, o ex-deputado federal Anderson Ferreira (PL), que preside o diretório estadual do partido, aparece no lugar do ex-ministro Gilson Machado. Nesse cenário, João Campos (PSB) registra 56,6% das intenções de voto, enquanto Raquel Lyra (PSD) mantém o segundo lugar. As informações foram divulgadas originalmente no portal poder 360.
Tensão política
A divulgação do levantamento intensifica as movimentações de bastidores em torno da disputa pelo Governo de Pernambuco. Durante a visita do presidente Lula a Goiana, nesta terça-feira (12), a governadora Raquel Lyra (PSD) não esteve presente. Oficialmente, ela cumpre agenda no Sertão.
Nos bastidores, porém, a ausência é interpretada como um sinal de distanciamento político em relação ao presidente, em meio ao tabuleiro das eleições de 2026. Enquanto isso, o prefeito do Recife, João Campos (PSB) — apontado como possível adversário de Raquel no próximo pleito — participa do evento na Hemobrás ao lado de Lula. Também acompanha a comitiva o deputado federal Pedro Campos (PSB), irmão do prefeito.
Comentários