Polícia deflagra megaoperação contra integrantes de torcidas organizadas estaduais
A ação, coordenada pelo Comando de Operações e Recursos Especiais, teve como objetivo combater grupos criminosos envolvidos em brigas em dias de jogos
Escute essa reportagem
Matéria atualizada às 19h41

A Polícia Civil de Pernambuco deu cumprimento a 42 mandados de prisão integrantes de torcidas organizadas do Santa Cruz e do Sport e três mandados de Internação Provisória de Menor. além de 24 mandados de busca e apreensão domiciliar.
Ao todo, 170 policiais fizeram parte da Operação Contra Pista, deflagrada na manhã desta quinta-feira (27) e comandada pelo delegado Raul Carvalho. Os falsos torcedores integravam as Jovem e a Explosão Inferno Coral, que estão banidas dos estádios.
A ação, coordenada pelo Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE), teve como objetivo combater grupos criminosos envolvidos em tumultos, agressões, tentativa de homicídio e corrupção de menores.
Durante a tarde, a operação atualizou as informações. Dos 45 mandados, a polícia conseguiu cumprir, hoje, 21 e os demais são considerados foragidos.
O cumprimento dos mandados de prisão ocorreram no Recife, em Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Ipojuca, Paulista, Igarassu e em Vitória de Santo Antão.
A investigação começou em 1º de fevereiro, após confrontos entre torcedores no Clássico das Multidões, que terminou em 1 a 0 para o Santa Cruz. Contando com as prisões desta quinta e das que foram feitas no dia do confronto, são 33.
No dia 1º de fevereiro, há quase um mês, a cidade do Recife parou por conta de atos de vandalismo e violência protagonizado por falsos torcedores. No total, 14 pessoas ficaram feridas. Quem estava em casa, teve medo de sair.
O mais chocante ato de violência foi o cometido contra o presidente da Torcida Jovem, vítima de estupro. Ele, no entanto, segundo as investigações, foi um dos protagonistas na organização do confronto, planejando uma emboscada contra a torcida Explosão Inferno Coral. Foi necessária uma ação dura dos clubes para impedir que as torcidas entrassem nos estádios.

MANDADOS
Os mandados, as buscas e apreensões domiciliares, além do sequestro de bens foram expedidos pela 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca do Recife e pela 3ª Vara da Infância e Juventude da Capital.
Participaram da Operação Contra Pista delegados, agentes e escrivães, participaram da operação, que contou com apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DINTEL) e da Polícia Militar. A repressão a esses grupos busca reduzir a violência relacionada às torcidas organizadas.
Outras informações sobre a operação serão divulgadas pela Polícia Civil posteriormente.
Comentários