X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Pernambuco

Por que o X-1 é o esporte que mais cresce? Conheça potencial do novo futebol

Davi Oliveira, da X-1 Brasil (centro), com o apresentador Carlos Eduardo, do Jogo Aberto, e o superintendente da Rede Tribuna, Alexandre Gabriel


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Por que o X-1 é o esporte que mais cresce? Conheça potencial do novo futebol
Carlos Eduardo "Vibrante", Davi Oliveira e o superintendente da Rede Tribuna Alexandre Gabriel |  Foto: Divulgação / TV Tribuna PE

O X-1 é a nova modalidade esportiva que vem fazendo sucesso no Brasil, e em Pernambuco não é diferente. O gerente operacional da X-1 Brasil, Davi Oliveira, esteve nesta quarta-feira (10) no programa Jogo Aberto, da TV Tribuna Pernambuco. Em entrevista ao apresentador Carlos Eduardo, Davi falou das razões para o X-1 estar se tornando a nova paixão nacional e ainda revelou os planos da empresa promotora para Pernambuco.

Davi Oliveira relembrou do início do esporte no Brasil. “É impressionante o nível de engajamento do esporte e as perspectivas de crescimento são muito boas”, afirmou Oliveira.  O X-1 é uma modalidade adaptada do futebol onde dois atletas se enfrentam em dois tempos de 15 minutos com disputas intensas.

A organização X-1 Brasil iniciou as atividades em abril deste ano, o esporte já existia desde 2019, pelas mãos do Ney Silva, o pioneiro da modalidade, que também faz parte da empresa. “Nós vimos o potencial da atividade e pensamos em desenvolve-la como modalidade esportiva além de dar uma melhorada na qualidade dos eventos, foi quando surgiu o X-1 Brasil Combate, nosso principal produto”, relembra o executivo.

O QUE O X-1 TEM A VER COM UFC ?

O X-1 Brasil Combate tem uma narrativa parecida com o UFC, com dois atletas em confronto disputando um cinturão. São cinco jogos, com o último sendo decisivo para a conquista do cinturão. “Fizemos uma edição em Fortaleza, outra no Recife e uma agora, na última sexta, em Natal, sempre com casa cheia”.

Davi pontuou quem em Fortaleza o público foi de 10 mil pessoas. No Recife, toda a capacidade do Geraldão foi ocupada (9 mil lugares) e em Natal, o ginásio Nélio Dias também registrou casa cheia, com 7 mil pessoas.

Além do Combate, a X-1 Brasil organiza o X-1 Brasil Circuito, que é uma espécie de divisão de acesso. “O ranking profissional é composto pelo Combate e pelo Circuito. São 22 atletas no momento que podem estar em uma ou outra modalidade, dependendo da pontuação.” O critério para mobilidade entre as categorias é meritocrático, ou seja, depende dos resultados, diz Davi.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

O QUE É NECESSÁRIO PARA COMEÇAR NO X-1

Existe ainda uma terceira modalidade dentro do X-1, o campeonato, que é o que permite a revelação de novos atletas, é a porta de entrada para novos talentos. O apresentador do Jogo Aberto, Carlos Eduardo, assinalou que no X-1 o atleta tem que ter múltiplas habilidades, já que ele é atacante e zagueiro ao mesmo tempo e tem que fazer tudo muito bem. Ele indagou o entrevistado sobre o que é necessário para um garoto iniciante se dar bem no esporte.

 “Nós vamos ter cada vez mais novos atletas querendo participar do X-1, então é preciso desde o início ter consciência de que é um esporte sério, que exige profissionalismo. Então dedicação, disciplina, preparação física, cuidado com a alimentação...é uma rotina de atleta”, afirmou Davi Oliveira. As premiações do X-1 também chamam a atenção. É uma característica da modalidade ofertar boas premiações, além do cinturão que coroa as conquistas.

Hoje o X-1 tem praticantes em todas as regiões do Brasil. O Nordeste é onde a modalidade é mais forte atualmente mas,  dentro do planejamento da X-1 Brasil, está o fortalecimento da modalidade em outras regiões e, em 2024, a realização de um evento fora do Brasil, nos Estados Unidos ou Portugal.

Assista a final do Campeonato X-1 Brasil, entre Nego Teilor e Lucas Bala



Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: