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EU, CONSUMIDOR

Novas regras para hotéis prometem melhorar a experiência dos viajantes

O objetivo é proporcionar transparência e agilidade no registro dos hóspedes

Edilson Vieira | 25/09/2025, 19:07 h | Atualizado em 25/09/2025, 19:07
Eu, consumidor

Edilson Vieira

Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, com pós-graduação em Ciência Política pela mesma instituição. Trabalhou com marketing político. Atuou como repórter, produtor, e editor de texto de TV, e ainda como assessor e gerente de comunicação em assessorias de imprensa de empresas públicas. Foi repórter e colunista no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação por 11 anos, nas editorias de Veículos e Economia. Está no Portal Tribuna Online PE desde julho de 2023.



          Imagem ilustrativa da imagem Novas regras para hotéis prometem melhorar a experiência dos viajantes
|  Foto: Imagem gerada por IA

O próximo verão no Brasil promete muitas viagens. A estação das férias, que começa no mês de dezembro e segue até fevereiro de 2026, terá um reforço das principais companhias aéreas do país, que vão oferecer pelo menos 111 mil voos para o período, favorecendo a movimentação de viajantes pelo país. E para os viajantes,  o Ministério do Turismo anunciou novas regras de hospedagem referentes à entrada e à saída (check-in e check-out). 

Agora, o preço da diária deve corresponder a um período de 24 horas. Pode parecer óbvio, mas muitos estabelecimentos, principalmente na alta estação, reduziam o tempo da hospedagem sem, no entanto, alterar o valor da diária.

HORÁRIOS

Mas é bom ficar atento a duas coisas: neste período de 24 horas, os hotéis poderão utilizar até três horas para limpeza e arrumação dos quartos. Mas os hotéis não poderão cobrar a mais por esses serviços. O valor da limpeza e arrumação já devem estar incluídos no preço da diária.

Outra coisa, os hotéis podem definir seus próprios horários de check-in e check-out. Mas as informações devem ser comunicadas antecipadamente ao viajante, tanto pelos hotéis como pelas agências de turismo e as plataformas digitais intermediárias de reservas. O hóspede não pode ser pego de surpresa em relação aos horários da sua estadia, mas o prazo da diária deve ser sempre de 24 horas.

TARIFAS EXTRAS

A nova regra permite que o hotel cobre tarifas extras para check-in antecipado ou check-out tardio mas, novamente, o hóspede deve ser informado com antecedência. A mudança na duração da estadia não deve prejudicar o cumprimento das normas de limpeza, que mesmo assim, não deve ultrapassar as três horas de duração..

Em nota, o Ministério do Turismo explicou que a nova “busca oferecer maior previsibilidade e transparência nas relações de consumo, além de reforçar a segurança sanitária e jurídica do setor”.

NOVA FICHA

Sabe aquele formulário que todo hóspede é obrigado a preencher no momento do check-in? Ele agora passa a ser digital. A vantagem é que o hóspede pode preencher via on line e assim, ganhar tempo na hora do check-in. Todas essas novas regras entram em vigor em 15 de dezembro próximo.

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Eu, consumidor, por Edilson Vieira

Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, com pós-graduação em Ciência Política pela mesma instituição. Trabalhou com marketing político. Atuou como repórter, produtor, e editor de texto de TV, e ainda como assessor e gerente de comunicação em assessorias de imprensa de empresas públicas. Foi repórter e colunista no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação por 11 anos, nas editorias de Veículos e Economia. Está no Portal Tribuna Online PE desde julho de 2023.

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Eu, consumidor,por Edilson Vieira

Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, com pós-graduação em Ciência Política pela mesma instituição. Trabalhou com marketing político. Atuou como repórter, produtor, e editor de texto de TV, e ainda como assessor e gerente de comunicação em assessorias de imprensa de empresas públicas. Foi repórter e colunista no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação por 11 anos, nas editorias de Veículos e Economia. Está no Portal Tribuna Online PE desde julho de 2023.

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Direitos do consumidor explicados de forma direta. Dicas para economizar ou aproveitar descontos e vantagens. O que o consumidor deve saber para melhorar sua experiência de consumo, você vê nesta coluna semanal do Tribuna Online PE