Dica de ouro para ajudar a reduzir o valor da conta de luz
A bandeira tarifária vermelha continua a ser cobrada neste mês de setembro, veja o que você pode fazer para ajudar a reduzir o consumo

Você já deve saber. Se não sabe, aí vai: a conta de energia vai continuar mais cara neste mês de setembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), optou por manter o patamar da bandeira vermelha 2 na cobrança para este mês. Este é o patamar mais caro de cobrança adicional.
Assim como aconteceu em julho passado, este mês, a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos haverá um adicional de R$ 7,87 na conta. Essa "penalidade" seria uma forma de compensar as distribuidoras de energia que precisam comprar energia mais cara, das termelétricas, porque os reservatórios das hidrelétricas (que geram energia mais barata) estão abaixo da média, por conta da falta de chuvas.
Toda vez que a bandeira tarifária mais cara entra em vigor, nós da imprensa nos apressamos em relembrar as técnicas para gastar menos energia em casa. Coisas do tipo, usar lâmapadas de LED, reduzir a temperatura e o tempo de uso do chuveiro elétrico, juntar o máximo de roupa para lavar , ou passar, de uma vez, economizando energia com a máquina de lavar e com o ferro elétrico.
Mas você já fez tudo isso e a conta de energia continua vindo alta? Então, preste atenção. Pode estar havendo fuga de corrente elétrica na sua residência. Mas, o que é isso, e como verificar?
PROCURE PELA FUGA DE CORRENTE
A fuga de energia, ou vazamento de corrente elétrica acontece quando há consumo de energia mesmo que não haja nenhum aparelho ligado, ou na tomada, em toda a residência. Para identificar esse problema, desligue todos os aparelhos eletrônicos, tirando-os da tomada. Espere uns 10 minutos e observe se o medidor de energia continua registrando o consumo.
Nos contadores analógicos, o disco metálico continua girando, e em medidores digitais o LED pisca e o último dígito muda. Agora vamos identificar de onde vem esse vazamento. Desligue a chave geral da residência; se o medidor parar de contar, o problema é na instalação, aí é preciso contactar um eletricista de confiança para revisar tomadas e toda a fiação. Agora, se mesmo com a chave geral desligada o medidor não parar, o defeito pode estar no próprio contador. Neste caso, é preciso chamar a Neoenergia, que vai enviar uma equipe técnica para o seu endereço e, caso haja problema, será feita a troca do contador.
Comentários