Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

EU, CONSUMIDOR

Dica de ouro para ajudar a reduzir o valor da conta de luz

A bandeira tarifária vermelha continua a ser cobrada neste mês de setembro, veja o que você pode fazer para ajudar a reduzir o consumo

Edilson Vieira | 03/09/2025, 19:10 h | Atualizado em 03/09/2025, 19:10
Eu, consumidor

Edilson Vieira

Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, com pós-graduação em Ciência Política pela mesma instituição. Trabalhou com marketing político. Atuou como repórter, produtor, e editor de texto de TV, e ainda como assessor e gerente de comunicação em assessorias de imprensa de empresas públicas. Foi repórter e colunista no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação por 11 anos, nas editorias de Veículos e Economia. Está no Portal Tribuna Online PE desde julho de 2023.



          Imagem ilustrativa da imagem Dica de ouro para ajudar a reduzir o valor da conta de luz
Revisar instalações elétricas pode ser a chave para evitar consumo excessivo |  Foto: Reprodução/Neoenergia

Você já deve saber. Se não sabe, aí vai: a conta de energia vai continuar mais cara neste mês de setembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), optou por manter o patamar da bandeira vermelha 2 na cobrança para este mês. Este é o patamar mais caro de cobrança adicional.

Assim como aconteceu em julho passado,  este mês, a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos haverá um adicional de R$ 7,87 na conta. Essa "penalidade" seria uma forma de compensar as distribuidoras de energia que precisam comprar energia mais cara, das termelétricas, porque os reservatórios das hidrelétricas (que geram energia mais barata) estão abaixo da média, por conta da falta de chuvas.

Toda vez que a bandeira tarifária mais cara entra em vigor, nós da imprensa nos apressamos em relembrar as técnicas para gastar menos energia em casa. Coisas do tipo, usar lâmapadas de LED, reduzir a temperatura e o tempo de uso do chuveiro elétrico, juntar o máximo de roupa para lavar , ou passar, de uma vez, economizando energia com a máquina de lavar e com o ferro elétrico.

Mas você já fez tudo isso e a conta de energia continua vindo alta? Então, preste atenção. Pode estar havendo fuga de corrente elétrica na sua residência. Mas, o que é isso, e como verificar?

PROCURE PELA FUGA DE CORRENTE

A fuga de energia, ou vazamento de corrente elétrica acontece quando há consumo de energia mesmo que não haja nenhum aparelho ligado, ou na tomada, em toda a residência. Para identificar esse problema, desligue todos os aparelhos eletrônicos, tirando-os da tomada. Espere uns 10 minutos e observe se o medidor de energia continua registrando o consumo.

Nos contadores analógicos, o disco metálico continua girando, e em medidores digitais o LED pisca e o último dígito muda. Agora vamos identificar de onde vem esse vazamento. Desligue a chave geral da residência; se o medidor parar de contar, o problema é na instalação, aí é preciso contactar um eletricista de confiança para revisar tomadas e toda a fiação. Agora, se mesmo com a chave geral desligada o medidor não parar, o defeito pode estar no próprio contador. Neste caso, é preciso chamar a Neoenergia, que vai enviar uma equipe técnica para o seu endereço e, caso haja problema, será feita a troca do contador.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Eu, consumidor

Eu, consumidor, por Edilson Vieira

Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, com pós-graduação em Ciência Política pela mesma instituição. Trabalhou com marketing político. Atuou como repórter, produtor, e editor de texto de TV, e ainda como assessor e gerente de comunicação em assessorias de imprensa de empresas públicas. Foi repórter e colunista no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação por 11 anos, nas editorias de Veículos e Economia. Está no Portal Tribuna Online PE desde julho de 2023.

ACESSAR Mais sobre o autor
Eu, consumidor

Eu, consumidor,por Edilson Vieira

Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, com pós-graduação em Ciência Política pela mesma instituição. Trabalhou com marketing político. Atuou como repórter, produtor, e editor de texto de TV, e ainda como assessor e gerente de comunicação em assessorias de imprensa de empresas públicas. Foi repórter e colunista no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação por 11 anos, nas editorias de Veículos e Economia. Está no Portal Tribuna Online PE desde julho de 2023.

Eu, consumidor

Edilson Vieira

Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, com pós-graduação em Ciência Política pela mesma instituição. Trabalhou com marketing político. Atuou como repórter, produtor, e editor de texto de TV, e ainda como assessor e gerente de comunicação em assessorias de imprensa de empresas públicas. Foi repórter e colunista no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação por 11 anos, nas editorias de Veículos e Economia. Está no Portal Tribuna Online PE desde julho de 2023.

PÁGINA DO AUTOR

Eu, consumidor

Direitos do consumidor explicados de forma direta. Dicas para economizar ou aproveitar descontos e vantagens. O que o consumidor deve saber para melhorar sua experiência de consumo, você vê nesta coluna semanal do Tribuna Online PE