Recife com 150mm de chuva nas últimas 24 horas; previsão é de mais água
Por conta das precipitações, foram suspensas as aulas das redes municipal e estadual e ainda serviços não essenciais
Escute essa reportagem

O Grande Recife e as Matas Norte e Sul continuam sendo castigados pela chuva desde o final da tarde da quarta-feira (14). Só para se ter uma ideia, nas últimas 24h, foram registradas chuvas que chegaram a 150mm no pluviômetro do Torreão, fortemente concentradas no período de 12h.
O dado equivale a 45% da média histórica do mês de maio neste século, que é de 286mm. No mês de abril inteiro, choveu 78mm. Desde as 17h de ontem, a Defesa Civil do Recife recebeu 23 chamados, entre pedidos de vistorias e colocação de lonas plásticas. O pico da maré foi às 5h14, com 2,15m.
Por conta da chuva, foram suspensas as aulas das redes municipais e estadual e ainda serviços não essenciais. A previsão é de mais precipitações durante todo o dia.
Veja abaixo as explicações de Roni Guedes, meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac):
No Recife, o estágio de Atenção foi renovado por conta de alagamentos e congestionamentos espalhados pela cidade.
Dentre os pontos de alagamentos, estão a Av Dois Rios – Sesi; Av Mascarenhas de Morais - números 2525, 2857, 2100; Av Abdias de Carvalho - Praça da Chesf; Av. Caxangá - Sob o Viaduto da BR 101 e no número 609; e Av. Recife - Próximo à entrada do Ibura.
O abrigo do CSU Bidu Krause e o abrigo emergencial do Arruda estão abertos. As equipes municipais estão monitorando a situação e a Defesa, com outros 3 em prontidão. A Defesa Civil do Recife pode ser acionada pelos telefones 0800-0813400 e 3036-4873, ou pelo Conecta Recife. O atendimento é gratuito e acontece 24h por dia.
ALERTA DE PERIGO
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de Perigo para 30 municípios de Pernambuco. A bandeira laranja do instituto indica chuvas de até 100mm, o que vem acontecendo desde a quarta-feira (14). O alerta vale durante toda esta quinta-feira (15).
Os 30 municípios são os seguintes: Abreu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã de Alegria, Condado, Escada, Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itambé, Itapissuma, Itaquitinga, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Paudalho, Paulista, Recife, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, São Lourenço da Mata, Sirinhaém, Tamandaré, Tracunhaém e Vitória de Santo Antão.
LEIA MAIS:
Comentários