Missa Campal: Homenagem à Padroeira e ao "rosto feminino de Deus"
Recife celebra Nossa Senhora do Carmo com a presença de autoridades políticas, religiosas e fiéis
Escute essa reportagem
A Missa Campal em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, nesta terça-feira (16), foi realizada no Pátio do Carmo, no Centro do Recife, atraindo milhares de devotos da santa. “Os filhos e filhas desta terra”, como descreveu o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, participaram da celebração.
O funcionário público Inaldo Melo levou toda a família para celebrar Nossa Senhora do Carmo. “Todo ano nós estamos aqui com a família para prestigiar a festa de Nossa Senhora do Carmo, já que somos devotos e católicos. A gente tem que seguir a religião e Nossa Senhora do Carmo é bastante representativa dentro da Igreja Católica”, afirmou ele.
Histórias de fé, graças alcançadas e esperança
A Missa Campal celebrou o dia da Padroeira do Recife, misturando histórias de fé e devoção à Nossa Senhora do Carmo.
Dom Paulo Jackson destacou a importância desse momento. “Nossa Senhora do Carmo, de modo muito especial, nos dá exatamente esse toque feminino e materno para falar da misericórdia, da compaixão, da bondade de Deus. É, de fato, como que o rosto feminino de Deus a cuidar desta cidade, a cuidar de nós, de seus filhos e filhas”, declarou.
Saiba como foi feito o manto da Padroeira do Recife
A celebração contou com a presença de políticos como a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e o prefeito do Recife, João Campos (PSB).
“O Recife é uma cidade privilegiada, tem duas padroeiras. Uma padroeira de fato, que é Nossa Senhora do Carmo, e uma padroeira afetiva, que também é Nossa Senhora da Conceição”, destacou João Campos. Ele acrescentou: “A gente veio rogar à Nossa Senhora uma proteção, uma proteção para todos os recifenses, pedindo muita paz, muita saúde, pedindo discernimento, pedindo o que há de melhor para a nossa cidade querida”.
O dia que o Recife se preparou para celebrar a mãe de Jesus
A governadora Raquel Lyra também expressou sua devoção: “Eu venho aqui na missa, no dia da nossa padroeira, Nossa Senhora do Carmo, de fato, para pedir bênçãos, para pedir discernimento, para que a gente possa ter força, coragem, e possa ser o exemplo para continuar cuidando dos pernambucanos, trabalhando todos os dias, para garantir que cada pernambucano, pernambucana, possa ter direito a mais cidadania e mais dignidade”, afirmou.
Ao final da missa, os fiéis participaram da tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo, percorrendo as principais avenidas do bairro de Santo Antônio.
A procissão saiu do Pátio do Carmo por volta das 18h, passando pela Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Rua do Sol, Avenida Guarapes, Avenida Dantas Barreto e retornando ao Pátio do Carmo, onde uma série de atividades festivas está acontecendo.
Comentários