Recife veste-se de amarelo para celebrar Nossa Senhora do Carmo
Cidade celebra padroeira com missas, procissão e comércio aquecido
Escute essa reportagem
O Dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife desde 1909, é celebrado com fervor pelos católicos da cidade. Desde as primeiras horas da madrugada, a Basílica do Carmo tem recebido um grande número de fiéis.
A primeira missa do dia foi realizada às 4h da manhã, marcando o início de uma série de celebrações que se estendem ao longo do dia.
Ao todo, foram programadas 27 missas, ocorrendo de hora em hora na Basílica e no claustro externo. "Nossa Senhora do Carmo é aquela que traz para nós carmelitas, mas para o seu povo também a sua proteção, a sua bênção, e sobretudo que ela tem esse sentimento de que, como mãe, ela leva cada um de nós ao coração do seu filho Jesus", disse o Reitor da Basílica do Carmo, Cidmário Bezerra.
Amor e gratidão fazem parte das celebrações
A devoção está sendo evidente em todos os cantos, com muitos fiéis vestindo amarelo em homenagem à padroeira.
Entre os devotos, a merendeira Dona Rilma Cândida, que, emocionada, compareceu acompanhada do marido para agradecer por mais um ano. "(Estou aqui) pelas braças já alcançadas, né? Pela nossa saúde, a saúde da nossa família, da nossas filhas, dos nossos netos, dos nossos genros. Por todos e por renovação da nossa fé", declarou,
A dona de casa Maria do Socorro Campos acrescentou: "A mãe de Jesus é nossa mãe também. É muita graça, muita bênção, é maravilhosa. Eu venho mais para agradecer".
Manto da Santa tem cristais, vidrilhos, pedraçarias e pérolas
A última missa do dia será campal, às 16h, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, no palco montado no Pátio do Carmo. Após a missa campal, os fiéis seguem em procissão pelas ruas do centro, acompanhando o andor com a imagem da santa.
O manto que cobre a imagem, apresentado ontem, é uma obra de arte com 86 centímetros de altura e 1 metro e 45 de largura. Bordado à mão pelo artesão paraense Fábio Italo, o manto possui mais de 5 mil cristais, vidrilhos, pedrarias, miçangas e pérolas.
Além das celebrações religiosas, o comércio em torno da Basílica também se fortalece neste dia festivo. Rosas amarelas são vendidas a R$ 5 cada, e itens como escapulários e imagens da santa são bastante procurados.
Entre os presentes, a dona de Carmen Sandra, que celebra seu aniversário hoje, se presenteou com uma imagem de Nossa Senhora do Carmo, simbolizando a fé e devoção que marcam esta data especial.
"Tô levando para botar na porta, hoje é meu aniversário, estou me dando de presente", disse, sorrindo.
Veja programação da festa de Nossa Senhora do Carmo nesta terça
Missas Basílica: 4h, 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h e 15h.
Missas do Claustro do Convento: 4h30, 5h30, 6h30, 7h30, 8h30, 9h30, 10h30, 11h30,12h30, 13h30, 14h30.
Missas na Igreja da Ordem Terceira do Carmo: 10h e 12h.
10h – Missa Solene na Basília
Presidência: Dom Antônio Muniz Fernandes, Arcebispo emérito da Arquidiocese de Maceió-AL
16h- MISSA SOLENE CAMPAL
Presidência: Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, Arcebispo Metropolita da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Tema: Esperança dos Carmelitas… peregrina conosco, em oração, rumo a Jubileu.
Comentários