Lula marca presença no Galo da Madrugada pela primeira vez como presidente
Presidente registra fotos com a governadora e com o prefeito do Recife
Siga o Tribuna Online no Google
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou, neste sábado de Zé Pereira (14), o desfile do Galo da Madrugada. No camarote oficial, o petista conversou com a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB).
Ao final do evento, no X, o presidente publicou fotos que mostram momentos distintos com cada aliado. Em uma das imagens, Lula segura a bandeira do Brasil ao lado de Raquel Lyra; em outra, exibe uma camisa da tradicional troça Pitombeira dos Quatro Cantos com João Campos.
A primeira-dama, Janja Lula da Silva, também participou dos registros, reforçando o tom de celebração cultural e com a mesma camisa.
O presidente utilizou as redes sociais para exaltar a força do Carnaval pernambucano, citando o frevo e o maracatu como marcas registradas da cultura nacional.
"Acompanhei hoje o desfile do Galo da Madrugada, no Recife, uma das maiores manifestações populares do nosso país. A força do Carnaval pernambucano, do frevo ao maracatu, e a energia das pessoas nas ruas são marca registrada da nossa cultura. Estive acompanhado do prefeito @JoaoCampos e da governadora @raquellyra, celebrando essa festa que projeta Pernambuco para o Brasil e o mundo. Viva o frevo, viva o Galo, viva o nosso Carnaval".
Foi a primeira vez que Lula participou do maior bloco de rua mundo como presidente. Em 2020, ele prestigiou a folia pernambucana, mas ainda não havia assumido a Presidência.
Equilíbrio de forças
A presença de Lula no Recife é lida como um movimento estratégico. De um lado, o PSB de João Campos é um aliado histórico e base de sustentação do governo federal. De outro, a governadora Raquel Lyra tem mantido uma relação administrativa republicana com a União, buscando investimentos federais para o estado.
O Recife foi a primeira parada de um "giro carnavalesco" do presidente por três capitais. Ainda neste sábado, Lula segue para Salvador, onde acompanhará o circuito Barra-Ondina. No domingo (15), a agenda termina no Rio de Janeiro, com o desfile da Acadêmicos de Niterói, na Marquês de Sapucaí.
A escola de samba homenageia a trajetória do petista com o enredo “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. Após os compromissos, o presidente retorna a Brasília na segunda-feira, antes de embarcar para viagens oficiais à Índia e à Coreia do Sul.
Veja mais: O canto do Galo: a Majestade já domina o Recife sob o sol da paz e 30 trios
Veja também:De Suape ao Galo: Lula defende soberania na saúde antes de estrear na folia
Comentários