Dos pés à cabeça: Galo Gigante sobe a ponte hoje com mensagem de paz de Dom Helder
Com 32 metros e 8 toneladas, o 'Folião Fraterno' une tecnologia 3D e inclusão social; o coração da Sua Majestada já brilha
Siga o Tribuna Online no Google
Nesta quarta-feira (11), começa a contagem regressiva de uma terra que “espera um ano e se mete na brincadeira”. O Recife se prepara para erguer, às 18h, o seu maior símbolo sobre as águas do Rio Capibaribe.
A Subida do Galo Folião Fraterno, na Ponte Duarte Coelho, abre oficialmente o Carnaval de 2026, transformando a estrutura de 32 metros e 8 toneladas em um altar de memória e pertencimento. Este ano, o Gigante homenageia Dom Helder Câmara, o "Dom da Paz", reafirmando a folia como um ato de comunhão.
É tanto detalhe específico trabalhado por Leopoldo Nóbrega e sua equipe, tanto dedicação que a histórica polêmica de memes sobre o Galo da Madrugada, que antes era uma diversão na capital pernambucana, arrefeceu. Agora, ali, estão mãos que reciclam o que não presta mais, mãos que resgatam a ancestralidade, mãos que estão em busca de cura e amor.
A cerimônia será regida pelo lirismo de Getúlio Cavalcanti, Bloco das Ilusões e Clarins de Ouro. Sob a assinatura de Leopoldo Nóbrega e Germana Xavier, a escultura é 100% composta por materiais descartados e recicláveis, trazendo cores que exaltam o Brasil e saúdam o Recife como sede da Copa Feminina de Futebol de 2027.
A anatomia da fraternidade
Cada detalhe da alegoria revela o diálogo entre a tradição, a ciência e o cuidado com o próximo:
O Sagrado Coração Iluminado: no peito, o Galo ostenta um coração iluminado por LED e confeccionado com descartes tecnológicos. Não há referência melhor para lembrar o Dom da Paz. O artefato é uma referência direta à saúde emocional e ao "Coração Fraterno" de Dom Helder, brilhando como um símbolo de harmonia.
A tecnologia das estrelas: a alegoria conta com 27 estrelas confeccionadas em impressoras 3D, representando a bandeira brasileira. O trabalho foi realizado pelo núcleo de robótica das comunidades do Xié e Entra Apulso, unindo a inovação à força popular. Todo o traje tem as cores da bandeira brasileira.
O gibão de retalhos: o traje é inspirado nos gibões do cangaço, onde elementos de Sol e estrela se unem a biojoias inspiradas no mar, respeitando o mar e o Sertão, o encontro duas extremidades de um estado que convida a meninada a "conhecer o Galo da Madrugada".
Na roupa, serão usadas conchas marinhas e redes de pesca recicladas, um alerta contra a poluição de mares e mangues. Penas cobertas com restos de cortinas garantem a volumetria da estrutura.
O DNA no Passo do Frevo: Na cauda, as penas ganham a forma de espirais helicoidais de DNA, uma celebração à vida. Nas pontas, sombrinhas de frevo completam o visual, reafirmando o código genético da nossa cultura.
Arte como cura
A "roupa de gala" carrega a essência de Nise da Silveira. Através da arteterapia, usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e pessoas em situação de vulnerabilidade participaram da confecção das peças. Técnicas de pontilhismo e colagem transformaram retalhos em ferramentas de fortalecimento de vínculos.
Como dizia o arcebispo homenageado: “É verdade que na quarta-feira a luta recomeça, mas ao menos se pôs um pouco de sonho na realidade dura da vida!” O Galo de 2026 é, enfim, esse sonho erguido no coração da cidade.
Veja mais em: Do Frevo ao Brega: Confira a programação completa e atrações do Galo da Madrugada
Veja também:O presidente Lula vem prestigiar o Galo da Madrugada pela primeira vez
Veja mais: Camarote do Balança 2026: Confira atrações e detalhes para o Galo da Madrugada
Chegue no Galo de forma segura: Confira o esquema especial do Metrô do Recife para o Galo da Madrugada
Quer chegar com o Hino do Galo afiado - relembre
"Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada
Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada
A manhã já vem surgindo,
O sol clareia a cidade com seus raios de cristal
E o Galo da Madrugada
Já está na rua, saudando o Carnaval
Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada
Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada
As donzelas estão dormindo
As cores recebendo o orvalho matinal
E o Galo da Madrugada
Já está na rua, saudando o Carnaval
Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada
Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada
O Galo também é de briga
As esporas afiadas e a crista é coral
E o Galo da Madrugada
Já está na rua, saudando o Carnaval"
Comentários