Lula vem ao Recife para o desfile do Galo da Madrugada
Confirmação foi dada pelo prefeito do Recife para a reportagem da Rádio CBN, em Brasília
Siga o Tribuna Online no Google
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve cumprir uma agenda intensa durante o feriado de Carnaval, passando por três das principais capitais festivas do país. De acordo com informações da Rádio CBN Brasil, o roteiro começa em Pernambuco e termina na Sapucaí, embora a confirmação definitiva dependa do aval final do próprio presidente.
A assessoria do prefeito João Campos confirmou a vinda do presidente Lula ao Recife para assistir ao desfile do Galo da Madrugada logo após o encontro dos dois no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (10). A reunião entre o presidente e o prefeito foi para discutir a permanência do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) na chapa de Lula nas eleições presidenciais deste ano.
No final do mês passado, o prefeito do Recife, João Campos, fez o convite para Lula assistir o desfile do Galo da Madrugada, que acontece neste sábado (14), na capital pernambucana. A vinda do presidente estava dada como certa, mas, em seguida, surgiu a notícia de que o staff da Presidência estaria reavaliando a viagem e a conveniência de o presidente estar presente na festa.
Bahia e Rio de Janeiro
Agora, na noite desta terça-feira (10) a presença de Lula no tradicional desfile do Galo da Madrugada foi confirmada pelo prefeito João Campos (PSB), à reportagem da Rádio CBN, após encontro do prefeito com Lula, no Palácio do Planalto.
Após visitar o Recife, o presidente seguiria para Salvador. Na capital baiana, a expectativa é que ele acompanhe os trios elétricos de um camarote oficial. As opções avaliadas são o camarote do Governo do Estado, anfitrionado pelo aliado Jerônimo Rodrigues (PT) ou o Expresso 2222, espaço da família de Gilberto Gil. Esta opção, contudo, é vista com cautela por assessores devido a complexidades na logística de segurança.
No domingo, o destino do presidente deve ser o Rio de Janeiro. Lula é o tema do enredo da Acadêmicos de Niterói, que desfila na Marquês de Sapucaí. A previsão é que ele assista às apresentações do camarote da Prefeitura do Rio, ao lado de Eduardo Paes (PSD) e de uma comitiva formada por ministros, parlamentares e líderes da base governista.
Cautela política
Apesar do planejamento detalhado, a Rádio CBN destacou que o entorno do presidente expressa preocupação com possíveis manifestações decorrentes da polarização política. Até o momento, a viagem segue confirmada, mas interlocutores reforçam que o martelo só será batido por Lula na véspera das festividades.
Comentários