Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PEDRO VALLS FEU ROSA

Era uma vez um cidadão religioso

Desafios e desilusões no caminho para a construção do Cristo Redentor

Pedro Valls Feu Rosa, colunista do jornal A Tribuna | 25/05/2025, 16:56 h | Atualizado em 27/05/2025, 18:09
Pedro Valls Feu Rosa

Pedro Valls Feu Rosa



          Imagem ilustrativa da imagem Era uma vez um cidadão religioso
Pedro Valls Feu Rosa é desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo

Era uma vez um cidadão profundamente religioso que teve uma ideia: construir um monumento em homenagem ao Criador. Não ambicionava algo comum – que fosse uma obra capaz de ser um “cartão-postal” do Brasil.

Selecionou um local belíssimo, com vista para a cidade na qual habitava. Havia, porém, um problema: o acesso à área era controlado por uma quadrilha de traficantes. Outra questão apareceu: a imensa quantidade de órgãos a serem consultados com vistas à obra.

Tão logo a intenção de construir o monumento foi divulgada, começaram a surgir na imprensa questionamentos diversos, que iam do aspecto cênico ao ecológico. A polêmica criada não tardou a chegar ao “mundo das leis”, na forma de processos.

Esse cidadão, resiliente, constituiu um verdadeiro “departamento jurídico” para enfrentar todos os problemas legais – um simples advogado já não seria suficiente!

Enquanto os processos iam sendo penosamente contornados, ele começou a tentar levantar recursos para a obra. Foram reuniões e mais reuniões buscando apoio. Aos poucos, foram aparecendo algumas doações.

Paralelamente, seguia firme um sofrido diálogo com os criminosos que controlavam o acesso ao local do monumento. Mas era difícil convencer o líder da quadrilha de que não haveria prejuízo algum para seus “negócios” – e muito pelo contrário.

Finalmente, foi concedida pela administração municipal uma licença para a limpeza do terreno. Porém, os trabalhadores que a fariam foram expulsos a tiros do local pelos traficantes, após terem tido seus pertences roubados.

Entrementes, uma entidade de defesa da cidadania acusou-o de expor a perigo os moradores da região, que poderiam sofrer os efeitos de um eventual desabamento do monumento. Uma outra, após sustentar tratar-se de projeto que alteraria irremediavelmente os contornos da cidade, apresentou uma denúncia criminal – tudo seria um “golpe”, afinal.

Nosso impávido personagem, por conta de tantas denúncias, certo dia acordou com a polícia às portas de sua casa. Conduzido a uma prisão, consumiu os meses seguintes a provar a pureza de suas intenções. Em função de sua prisão, os necessários licenciamentos e o diálogo com os criminosos que controlavam a área cessaram. Começaram a escassear os recursos para sustentar as despesas legais envolvidas.

Bom brasileiro que era, porém, nunca desistiu! Saiu da prisão e seguiu em frente, apoiado por algumas poucas pessoas entusiasmadas com o projeto. Seu primeiro movimento foi tentar retomar o diálogo com o bando que continuava a proibir sua passagem. Somente conseguiu, porém, levar uma surra e ser ameaçado de morte.

No “mundo das leis”, as coisas também não corriam bem: os processos iam de um lado para o outro sem qualquer decisão. Ninguém queria ser o “responsável final” por aquele licenciamento.

Desiludido, nosso personagem acabou morrendo de desgosto.

Agora, imagine que o Cristo Redentor, orgulho do Brasil, não tivesse sido construído. Entenda que ele jamais o seria. E perceba que engessamos o Brasil!

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Pedro Valls Feu Rosa

Pedro Valls Feu Rosa, por Pedro Valls Feu Rosa

ACESSAR Mais sobre o autor
Pedro Valls Feu Rosa

Pedro Valls Feu Rosa,por Pedro Valls Feu Rosa

Pedro Valls Feu Rosa

Pedro Valls Feu Rosa

Pedro Valls Feu Rosa