Aprenda 3 receitas de sucos que protegem a saúde de idosos
Nutricionista ensina a preparar sucos que ajudam a aumentar a imunidade, com ingredientes ricos em vitamina C e fibras
Escute essa reportagem
Você sabia que existem alguns sucos que ajudam a melhorar a imunidade de pessoas idosas? A nutricionista clínica Giselli Prucoli ensina para os leitores de A Tribuna três receitas que vão auxiliar com essa questão.
Giselli trabalha com idosos há 13 anos na MedSênior e também com o público adulto, principalmente os 50+, além de pacientes bariátricos, sempre visando a nutrição funcional, utilizando os alimentos como aliados da saúde.
“O que eu gosto de ressaltar é que não existe uma receita ou um alimento específico que vá isoladamente aumentar a nossa imunidade. É importante saber que a imunidade a gente constrói ao longo do tempo, com nossas escolhas”.
A nutricionista destaca que para melhorar a imunidade é preciso mudar o estilo de vida.
“Então, mudando o estilo de vida e fazendo escolhas, tanto alimentares quanto com relação à prática de atividade física, qualidade do sono, todos esses fatores vão fazer com que a gente tenha uma boa imunidade”, diz.
Destacando os sucos como aliados, Giselli explicou que alguns ingredientes vão auxiliar por serem ricos em fibras, ou vitamina C, alguns compostos antioxidantes.
“Então tudo isso eu tentei unir em alguns sucos para a gente poder ter umas receitinhas diferentes e aliadas à imunidade. O primeiro é o suco de abacaxi, no qual eu vou colocar duas fatias”, conta a nutricionista.
Giselli explica que tem o hábito de congelar frutas para fazer suco, porque já evita de ter que ficar colocando gelo, e também para evitar o desperdiçar.
“Desde aquela fruta que está quase estragando, você pega, congela, você evita de estragar. É importante falar que não diminui a qualidade do alimento”, explica Giselli.
Confira as 3 receitas de sucos que protegem a saúde de idosos
Abacaxi e ora-pro-nóbis
- 2 fatias de abacaxi.
- 1 fatia fina de gengibre.
- 5 folhas de ora-pro-nóbis.
- 150 ml de água gelada.
- hortelã a gosto.
- gelo a gosto.
Modo de fazer: Bata no liquidificador. Não é necessário coar. Em seguida, é só servir.
Benefícios
- O abacaxi vai com miolo no suco.
- O ora-pro-nóbis é considerado uma PANC, planta alimentar não convencional, e costuma ser encontrado em feiras específicas.
- É rica em ferro e extremamente rica em proteína.
- Consequentemente vai ser excelente aliada da imunidade, sem contar que ela é rica em triptofano, que é o precursor de serotonina, o hormônio do bem-estar e do prazer. Ela é rica em vitamina C.
Morango, kiwi e beterraba
- 6 morangos.
- 1 kiwi.
- 1/2 beterraba.
- 150 ml de água.
Modo de fazer: Bata no liquidificador. Não é necessário coar. Em seguida, é só servir.
Benefícios
- A beterraba quebra a acidez.
- Para quem não tem problema com diabetes, não está em processo de perda de peso, que esteja em restrição calórica e se o paladar exigir, pode colocar uma colherzinha de mel para adoçar.
- É um ótimo pré-treino, porque usa a beterraba, que tem uma substância precursora de óxido nítrico, que faz várias dilatações. Então, acaba dando mais disposição para o treino.
- E para os idosos, o benefício é que vai ajudar no controle da pressão arterial. A beterraba por muito tempo foi vista como uma vilã de diabéticos. Agora, nessa proporção do suco, só vai ajudar justamente porque vai fazer também o controle da pressão arterial.
Goiaba, limão e cenoura
- 1 goiaba.
- 1 limão.
- 1/2 cenoura.
- 1 rodela de açafrão raiz.
Modo de fazer: Bata no liquidificador. Não é necessário coar. Em seguida, é só servir.
Benefício
- A cenoura é rica em betacaroteno, ajuda no combate a radicais livres e na questão de imunidade vai ser uma excelente aliada.
- A goiaba tem muito mais vitamina C do que a própria laranja. Também tem a vitamina o limão e o açafrão.
- O açafrão é um ótimo aliado da saúde intestinal. Combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce das células.
Fonte: Giselli Prucoli, nutricionista.
Segredinho
Sabor
Quanto mais geladinho, mais gostoso o suco. Batido no liquidificador com gelo, ele fica mais cremoso, com aparência de um smoothie (shake de frutas).
Congelamento
Não estraga o alimento e nem diminui a sua qualidade.
Não coar
Fundamental para não perder a qualidade dos alimentos e não perder nutrientes é não coar os sucos. Se coar, você vai jogar fora uma das maiores riquezas, que são as fibras.
E, se está com falta de imunidade, é preciso pensar muito em fibra, porque a saúde intestinal é o que vai mandar na imunidade, e fibra é o melhor aliado da saúde intestinal.
Açafrão
Quem tiver a possibilidade, deve servir o açafrão em raiz. Na receita foi usado em pó e basta uma colherzinha de chá. O açafrão tem sido um dos alimentos mais estudados na área da nutrição funcional.
Fonte: Giselli Prucoli, nutricionista.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários