X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Como fazer?

Passo a passo para montar laços para crianças

Artesã ensina a produzir o acessório, que pode ser utilizado tanto para o dia a dia como em ocasiões mais festivas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Passo a passo para montar laços para crianças
A artesã Sabrina Rodrigues disse que existem várias possibilidades de penteados que combinam com os laços |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Se tem um acessório que pode fazer toda a diferença nos penteados é o laço. Com suas cores e materiais variados, os laços chamam a atenção, principalmente de crianças.

Neste “Como Fazer”, Sabrina Rodrigues, artesã e proprietária do Ateliê Maria Mariola, ensina a produzir lacinhos para o cabelo, uma opção de uso para as meninas que gostam, desde cedo, de se arrumar com muito estilo.

A profissional disse que os laços são um sucesso entre as pequenas, principalmente quando são de modelo temático ou mais lúdicos.

Ela ressaltou que há versões para todos os gostos. Para a reportagem, deu o passo a passo de como fazer um em tom rosa e que tem uma flor como detalhe.

“O modelo que ensinei é bem versátil. Da forma como foi mostrado, com o uso das fitas de gorgorão e organza combinadas ao aplique em aramado, fica mais sofisticado e perfeito para ocasiões como aniversários e outros eventos que pedem uma composição mais formal”, afirmou.

“O mesmo modelo, porém, pode ser feito sem o arranjo em aramado, e somente com a fita de gorgorão, o que deixa a proposta bem mais básica e perfeita para o dia a dia. É possível ainda substituir o arranjo por aplique emborrachado ou acrílico, por exemplo”, completou.

Sabrina disse que existem inúmeras possibilidades de penteados que combinam com o acessório. “Com o cabelo solto e o laço de lado, com ele semipreso ou mesmo finalizando um coque ou rabo de cavalo”, disse.

Os materiais necessários para a produção podem ser encontrados em lojas de artesanato e armarinhos em geral. O trabalho de Sabrina pode ser acompanhado pelo Instagram @ateliemariamariola.

APRENDA A FAZER

Materiais para a produção do laço infantil

Fita de gorgorão número 9 (2 pedaços de 25 cm); fita de organza número 9 (2 pedaços de 25 cm); fita de gorgorão número 2, para forrar a presilha e dar o acabamento no meio do laço; bico de pato (presilha) de 6 cm; borrachinha antideslizante.

Também são necessários: linha e agulha, tesoura, isqueiro, cola quente, cola instantânea para artesanato, fio cooper wire (0,4 ou 0,5 mm), pérolas número 6 e cristais de vidro do mesmo tamanho, flores de porcelana fria (biscuit) e de tecido.

  • Câmera 1/5
    1 - Corte dois pedaços de 25 cm de fita de gorgorão número 9 (38 mm) e dois pedaços de fita de organza na mesma medida e sele com isqueiro as pontas. Marque o meio da fita de gorgorão. 2 - Sobreponha as fitas (gorgorão embaixo e organza em cima), e dobre cada parte, unindo até o meio da marcação (passando meio centímetro de cada lado). Alinhave com seis pontos e finalize o acabamento.
    Fullscreen
  • Câmera 2/5
    3 - Ficarão dois laços gravatinha, que serão unidos pelo meio, com um pouco de cola quente.
    Fullscreen
  • Câmera 3/5
    4 - Em seguida, forre o bico de pato (presilha) de 6 cm, com a fita número 2 (10 mm), utilizando a cola quente. A dica é não colar agora a parte interna do bico de pato, o processo será feito no final, para dar o acabamento ao laço.
    Fullscreen
  • Câmera 4/5
    5 - Cole o laço sobre o bico de pato, centralizando o laço com o meio da presilha. 6 - Também com a fita n° 2, dê duas voltas no meio do laço, unido-o ao meio da presilha. Esta etapa inicia na presilha e termina dentro dela. Somente após isso, cole a parte interna do forro da presilha. Isso vai garantir um acabamento impecável e maior durabilidade ao laço.
    Fullscreen
  • Câmera 5/5
    7- Em seguida, faça o arranjo em aramado, utilizando as flores e pedrarias. Depois é só finalizar, colando o arranjo com a cola quente, sobre o meio do laço. 8 - Acrescente uma borrachinha antideslizante na parte interna da presilha, usando a cola instantânea.
    Fullscreen
  • Passo a passo para montar laços para crianças
  • Passo a passo para montar laços para crianças
  • Passo a passo para montar laços para crianças
  • Passo a passo para montar laços para crianças
  • Passo a passo para montar laços para crianças
Passo a passo para montar laços para crianças Passo a passo para montar laços para crianças Passo a passo para montar laços para crianças Passo a passo para montar laços para crianças Passo a passo para montar laços para crianças

Segredinho

Atenção com o isqueiro

No momento de selar com isqueiro as pontas da fita de organza, é importante queimar rapidamente, senão a fita pode ser danificada.

Cuidados de uso

Guardar em local que o laço não fique exposto à poeira, nem amassado, pois pode danificar a sua forma.

Evitar usá-lo com o cabelo molhado, pois com o tempo isso causa ferrugem na presilha.

No caso dos detalhes em aramado e pérolas, lembrar que é um material delicado e que não deve ser puxado pela criança, por exemplo, pois pode danificar a peça.

Versão para outras idades

Utilizando o mesmo passo a passo, mas alterando as cores, usando tons mais sóbrios, por exemplo, já daria pra fazer um laço voltado para adolescentes e adultas.

“Nos últimos anos têm sido uma tendência forte também entre as mulheres de todas as idades que querem dar um toque de estilo e personalidade ao look, conferindo um ar mais romântico e delicado às composições”, disse Sabrina Rodrigues, artesã e proprietária do Ateliê Maria Mariola.

“Desde os modelos mais minimalistas aos mais elaborados e sofisticados, os laços têm feito a cabeça da mulherada e se mantêm como um acessório queridinho pelas mamães de meninas desde o seu nascimento”, completou.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: