Passo a passo para montar laços para crianças
Artesã ensina a produzir o acessório, que pode ser utilizado tanto para o dia a dia como em ocasiões mais festivas
Escute essa reportagem
Se tem um acessório que pode fazer toda a diferença nos penteados é o laço. Com suas cores e materiais variados, os laços chamam a atenção, principalmente de crianças.
Neste “Como Fazer”, Sabrina Rodrigues, artesã e proprietária do Ateliê Maria Mariola, ensina a produzir lacinhos para o cabelo, uma opção de uso para as meninas que gostam, desde cedo, de se arrumar com muito estilo.
A profissional disse que os laços são um sucesso entre as pequenas, principalmente quando são de modelo temático ou mais lúdicos.
Ela ressaltou que há versões para todos os gostos. Para a reportagem, deu o passo a passo de como fazer um em tom rosa e que tem uma flor como detalhe.
“O modelo que ensinei é bem versátil. Da forma como foi mostrado, com o uso das fitas de gorgorão e organza combinadas ao aplique em aramado, fica mais sofisticado e perfeito para ocasiões como aniversários e outros eventos que pedem uma composição mais formal”, afirmou.
“O mesmo modelo, porém, pode ser feito sem o arranjo em aramado, e somente com a fita de gorgorão, o que deixa a proposta bem mais básica e perfeita para o dia a dia. É possível ainda substituir o arranjo por aplique emborrachado ou acrílico, por exemplo”, completou.
Sabrina disse que existem inúmeras possibilidades de penteados que combinam com o acessório. “Com o cabelo solto e o laço de lado, com ele semipreso ou mesmo finalizando um coque ou rabo de cavalo”, disse.
Os materiais necessários para a produção podem ser encontrados em lojas de artesanato e armarinhos em geral. O trabalho de Sabrina pode ser acompanhado pelo Instagram @ateliemariamariola.
APRENDA A FAZER
Materiais para a produção do laço infantil
Fita de gorgorão número 9 (2 pedaços de 25 cm); fita de organza número 9 (2 pedaços de 25 cm); fita de gorgorão número 2, para forrar a presilha e dar o acabamento no meio do laço; bico de pato (presilha) de 6 cm; borrachinha antideslizante.
Também são necessários: linha e agulha, tesoura, isqueiro, cola quente, cola instantânea para artesanato, fio cooper wire (0,4 ou 0,5 mm), pérolas número 6 e cristais de vidro do mesmo tamanho, flores de porcelana fria (biscuit) e de tecido.
Segredinho
Atenção com o isqueiro
No momento de selar com isqueiro as pontas da fita de organza, é importante queimar rapidamente, senão a fita pode ser danificada.
Cuidados de uso
Guardar em local que o laço não fique exposto à poeira, nem amassado, pois pode danificar a sua forma.
Evitar usá-lo com o cabelo molhado, pois com o tempo isso causa ferrugem na presilha.
No caso dos detalhes em aramado e pérolas, lembrar que é um material delicado e que não deve ser puxado pela criança, por exemplo, pois pode danificar a peça.
Versão para outras idades
Utilizando o mesmo passo a passo, mas alterando as cores, usando tons mais sóbrios, por exemplo, já daria pra fazer um laço voltado para adolescentes e adultas.
“Nos últimos anos têm sido uma tendência forte também entre as mulheres de todas as idades que querem dar um toque de estilo e personalidade ao look, conferindo um ar mais romântico e delicado às composições”, disse Sabrina Rodrigues, artesã e proprietária do Ateliê Maria Mariola.
“Desde os modelos mais minimalistas aos mais elaborados e sofisticados, os laços têm feito a cabeça da mulherada e se mantêm como um acessório queridinho pelas mamães de meninas desde o seu nascimento”, completou.
Comentários