X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Sem Milei e Lavrov, G20 faz nova foto com Biden, Trudeau e Giorgia Meloni

Nova foto marca o encerramento do encontro


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Sem Milei e Lavrov, G20 faz nova foto com Biden, Trudeau e Giorgia Meloni
|  Foto: Ricardo Stuckert

A organização da cúpula do G20 decidiu tirar uma nova "foto de família" dos líderes do grupo, agora incluindo o presidente dos EUA, Joe Biden, o premiê canadense, Justin Trudeau e a premiê da Itália, Giorgia Meloni, que ficaram de fora da primeira foto feita na segunda-feira, 18. Não estavam presentes, porém, o presidente argentino, Javier Milei, e o chanceler russo, Serguei Lavrov, pois ambos estavam em agendas paralelas à reuniões desta terça, 19.

Com Lula novamente centralizado e entre os dois líderes da troika, Índia e África do Sul - presidências anterior e futura do G-20 - o americano apareceu ao lado de Narendra Modi. Trudeu e Meloni aparecem em seguida ao lado do turco Recep Tayyip Erdogan.

Tanto Milei quanto Lavrov se ausentaram das discussões plenárias de hoje para cumprir agendas próprias. O libertário realiza uma série de reuniões bilaterais, sendo a principal dela com o líder chinês Xi Jinping. Já Lavrov concedia entrevistas à imprensa.

A Casa Branca atribuiu a ausência do presidente a "problemas logísticos" não relacionados com a presença do chanceler russo, Serguei Lavrov, no retrato. O Estadão apurou que a delegação de Biden foi informada de que a foto ocorreria por volta das 15h30 na área externa do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, mas a equipe da Casa Branca afirmou que o americano iria depois porque não queria pegar sol.

Biden acabou chegando 8 minutos depois de a foto ter sido tirada. Os demais líderes não o esperaram. Trudeau e Meloni também ficaram de fora, supostamente porque estariam em reuniões bilaterais.

Com Lula ao centro, presidentes e primeiros-ministros se posicionaram com o cenário ao fundo da Baía de Guanabara, emoldurada pelo Pão de Açúcar, um cartão postal do Rio. A foto foi agendada para promover o lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, foco do governo Lula. A foto de hoje, porém, não foi com o cartão postal ao fundo, mas sim em frente a um painel do G20.

Além deste cuidado, Biden também foi o único líder político do G20 a não subir a rampa do Museu de Arte Moderna (MAM) para ir ao encontro de Lula, na recepção. Ele desviou e subiu de elevador, outra adaptação ao protocolo. Segundo esse mesmo integrante do governo americano, o motivo foi "segurança".

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: