Papa diz que mundo está desmoronando
Papa Francisco ainda desafiou os líderes mundiais a se comprometerem com metas para abrandar as alterações climáticas antes que seja tarde demais
Escute essa reportagem
O Papa Francisco fez um apelo à adoção de uma transição energética “vinculante” na próxima reunião mundial sobre o clima, a COP28, em Dubai, para proteger um mundo que “está desmoronando”, em um novo texto publicado nesta quarta-feira (4).
Intitulado “Laudate Deum”, a exortação apostólica foi divulgada oito anos depois de sua encíclica sobre a ecologia “Laudato Si” e poucas semanas antes do início de uma nova rodada de negociações climáticas da ONU.
“Com o passar do tempo, noto que não temos reações suficientes enquanto o mundo que nos acolhe está desmoronando e talvez se aproximando de um ponto de ruptura”, afirma Francisco no texto de 12 páginas, que mescla argumentos de diplomacia, teologia e ciência para exortar os líderes internacionais a conduzirem uma transição dos combustíveis fósseis para a energia limpa.
O jesuíta argentino, de 86 anos, fez um firme apelo para que se aproveite o encontro, de modo a obter “compromissos efetivos”. Francisco também criticou as pessoas que, nos últimos anos, “tentaram zombar” da constatação dos estragos causados pelo aquecimento, que incluem secas, inundações e tufões, e que atingem de forma especialmente dura os países mais vulneráveis.
No texto, o papa ainda desafiou os líderes mundiais a se comprometerem com metas para abrandar as alterações climáticas antes que seja tarde demais.
O evento anual sobre o clima acontecerá de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Comentários