X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Papa diz que mundo está desmoronando

Papa Francisco ainda desafiou os líderes mundiais a se comprometerem com metas para abrandar as alterações climáticas antes que seja tarde demais


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Papa diz que mundo está desmoronando
Papa Francisco fez apelo para que se tenha compromissos efetivos |  Foto: Reprodução/Vatican Media

O Papa Francisco fez um apelo à adoção de uma transição energética “vinculante” na próxima reunião mundial sobre o clima, a COP28, em Dubai, para proteger um mundo que “está desmoronando”, em um novo texto publicado nesta quarta-feira (4).

Intitulado “Laudate Deum”, a exortação apostólica foi divulgada oito anos depois de sua encíclica sobre a ecologia “Laudato Si” e poucas semanas antes do início de uma nova rodada de negociações climáticas da ONU.

“Com o passar do tempo, noto que não temos reações suficientes enquanto o mundo que nos acolhe está desmoronando e talvez se aproximando de um ponto de ruptura”, afirma Francisco no texto de 12 páginas, que mescla argumentos de diplomacia, teologia e ciência para exortar os líderes internacionais a conduzirem uma transição dos combustíveis fósseis para a energia limpa.

O jesuíta argentino, de 86 anos, fez um firme apelo para que se aproveite o encontro, de modo a obter “compromissos efetivos”. Francisco também criticou as pessoas que, nos últimos anos, “tentaram zombar” da constatação dos estragos causados pelo aquecimento, que incluem secas, inundações e tufões, e que atingem de forma especialmente dura os países mais vulneráveis.

No texto, o papa ainda desafiou os líderes mundiais a se comprometerem com metas para abrandar as alterações climáticas antes que seja tarde demais.

O evento anual sobre o clima acontecerá de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: