Maior assassino do mundo perto de ganhar a liberdade
Considerado o maior matador em série da história, com 193 crimes, La Bestia pode deixar a prisão neste ano por “bom comportamento”
Escute essa reportagem
Bogotá, Colômbia - Considerado o maior serial killer (assassino em série) do mundo, com 193 vítimas confirmadas, o colombiano Luis Alfredo Garavito, conhecido como La Bestia (A Besta ou O Animal), pode deixar a prisão este ano por “bom comportamento”. As informações são do jornal britânico Daily Star.
Garavito foi preso originalmente em 1999 por tentativa de estupro. Sob custódia, ele confessou inicialmente a autoria de 114 assassinatos de crianças e adolescentes entre 8 e 16 anos. Em outras oportunidades, ele confessou ter feito mais vítimas, chegando ao número de 193 mortes conhecidas atualmente.
O criminoso foi condenado no início dos anos 2000. No entanto, a pena máxima autorizada pelas leis colombianas é de 30 anos. E como o Garavito ajudou as autoridades a encontrar os corpos de suas vítimas, ele viu sua pena reduzida a apenas 22 anos em caso de bom comportamento.
Sendo assim, ele estaria elegível a liberdade condicional em 2023. Em abril deste ano, foi revelado ainda que Garavito estaria com câncer terminal no olho.
Porém, autoridades colombianas acreditam que ele tenha feito outras vítimas que ainda não foram descobertas. A investigação a respeito desses possíveis crimes desconhecidas, por sua vez, é algo que pode servir para manter o famoso serial killer na cadeia por mais tempo.
Disfarce
Para cometer seus crimes, Luis Garavito se passava por um padre ou um morador de rua para atrair crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade nas ruas da Colômbia, em meados dos anos 1990. Em muitos casos, os corpos apresentavam sinais de tortura e abuso sexual.
A história dele inspirou o filme “Crônicas” (2004), dirigido por Sebastián Cordero e protagonizado pelos atores John Leguizamo e Alfred Molina.
Comentários