Fumaça preta sai pela 2ª vez da chaminé da Capela Sistina; ainda não há papa
Sinal de que os cardeais ainda não chegaram a um consenso sobre quem será o novo pontífice foi dado às 6h51 de Brasília
Escute essa reportagem

No segundo dia de conclave, a fumaça preta voltou a sair da chaminé da Capela Sistina. O sinal de que os cardeais ainda não chegaram a um consenso sobre quem será o novo papa foi dado às 6h51 de Brasília (11h51 em Roma) desta quinta-feira (8). Foram duas votações nesta manhã.
A fumaça preta era, de certa forma, algo esperado diante do histórico dos conclaves. Nenhum dos dez últimos, por exemplo, acabou na primeira votação. De 1903 para cá, o que chegou mais perto disso foi a eleição de Pio 12, em 1939; ele foi escolhido no segundo dia pela manhã, na terceira sessão de votos. Dos mais recentes, Joseph Ratzinger se tornou Bento 16 na quarta votação, e Jorge Mario Bergoglio passou a ser Francisco após a quinta sessão.
Agora, os 133 eleitores retornam à Casa Santa Marta, onde estão hospedados em isolamento do mundo exterior, e farão uma pausa para almoço. Às 11h (16h), eles devem retornar à Capela Sistina, onde farão orações e continuarão o conclave. Serão mais duas sessões de voto, se necessário.
Caso haja um eleito na primeira tentativa desta nova rodada do dia, os fiéis que aguardam na praça São Pedro verão a fumaça branca. Se não houver um eleito, nenhum sinal será feito ao público, e a segunda votação começa imediatamente. Ao fim desta, caso tampouco haja um cardeal que consiga dois terços dos votos, aí sim a segunda fumaça preta do dia deverá sair da chaminé da capela.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários