El Salvador inaugura prisão para 40 mil pessoas
Só com esse centro de detenção, o país dobra o número de vagas para preso
Escute essa reportagem
O governo de El Salvador inaugurou uma prisão com capacidade de 40 mil pessoas — só com esse centro de detenção, o país dobra o número de vagas para preso.
Em comparação, no dia do massacre do Carandiru, 2 de outubro de 1992, o complexo penitenciário de São Paulo era o maior da América Latina e tinha 7.500 presos.
O país com a maior taxa de encarcerados do mundo. El Salvador tem 6,5 milhões de pessoas e cerca de 2% de toda a população está presa. A nova cadeia foi construída para aliviar o sistema prisional, que hoje enfrenta uma sobrecapacidade.
A “maior prisão das Américas” foi construída em uma área rural isolada em um vale em Tecoluca, a mais de 70 km da capital. O presidente Nayib Bukele visitou a propriedade que possui 166 hectares, com uma dúzia de pavilhões, que será patrulhada por 250 policiais.
Leia mais em:
Casal abandona bebê para não pagar outra passagem
Sonho de mudar de vida em Portugal vira pesadelo para capixabas
Em março de 2022, Bukele conseguiu no Congresso a aprovação de um estado de exceção. Alguns direitos constitucionais foram suspensos —a polícia passou a fazer prisões sem mandados, e o governo passou a poder acessar a comunicação das pessoas sem autorização judicial.
O número de prisões explodiu: mais de 62 mil pessoas foram presas, a maioria suspeita de pertencer a gangues.
Comentários