Incaper afirma que chuva de granizo não estava prevista no Estado
Escute essa reportagem
A chuva de granizo que foi registrada em cidades da região Serrana do Espírito Santo, na tarde desta sexta-feira (30), pegou de surpresa moradores e também meteorologistas. Segundo o coordenador do Sistema de Informações Meteorológicas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Hugo Ramos, informou que não era esperado esse fenômeno.
A queda de granizo foi registrada em localidades de Itarana, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa, por volta das 14 horas, e acabou gerando prejuízos para agricultores que tiveram perdas nas lavouras.
"Nenhum indicador apontava para a ocorrência desse tipo de fenômeno. Não era algo que estava sendo observado nos últimos dias", explicou o meteorologista, ressaltando que não havia condições favoráveis para a queda de granizo nesta sexta.
"O que era esperado era o aumento de nuvens e a ocorrência de chuva", destacou Ramos.
Segundo ele, a causa dessa chuva de granizo tem relação com a mudança de tempo, passando do calor dos últimos dias para a presença de uma umidade, o que favoreceu a ocorrência do fenômeno. "Foi derivada [a chuva] de uma única nuvem de tempestade, que se desenvolveu por volta das 13h50 da tarde e teve seu ciclo até 14h30", afirmou o meteorologista.
25 cidades em alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para a possibilidade de tempestade e queda de granizo em 25 municípios do Estado a partir desta sexta-feira (1º).
Os eventos podem ocorrer entre o meio-dia desta sexta-feira e meio-dia de sábado (2), pode chover até 50 milímetros e os ventos podem chegar a até 60km/h nessas localidades, além da chance de queda de granizo.
Comentários