X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Incaper afirma que chuva de granizo não estava prevista no Estado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Incaper afirma que chuva de granizo não estava prevista no Estado
Granizo provocou estragos em lavouras da região Serrana |  Foto: Imagem enviada pelo Whatsapp

A chuva de granizo que foi registrada em cidades da região Serrana do Espírito Santo, na tarde desta sexta-feira (30), pegou de surpresa moradores e também meteorologistas. Segundo o coordenador do Sistema de Informações Meteorológicas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Hugo Ramos, informou que não era esperado esse fenômeno. 

A queda de granizo foi registrada em localidades de Itarana, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa, por volta das 14 horas, e acabou gerando prejuízos para agricultores que tiveram perdas nas lavouras.

"Nenhum indicador apontava para a ocorrência desse tipo de fenômeno. Não era algo que estava sendo observado nos últimos dias", explicou o meteorologista, ressaltando que não havia condições favoráveis para a queda de granizo nesta sexta. 

"O que era esperado era o aumento de nuvens e a ocorrência de chuva", destacou Ramos. 

Segundo ele, a causa dessa chuva de granizo tem relação com a mudança de tempo, passando do calor dos últimos dias para a presença de uma umidade, o que favoreceu a ocorrência do fenômeno. "Foi derivada [a chuva] de uma única nuvem de tempestade, que se desenvolveu por volta das 13h50 da tarde e teve seu ciclo até 14h30", afirmou o meteorologista.

25 cidades em alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para a possibilidade de tempestade e queda de granizo em 25 municípios do Estado a partir desta sexta-feira (1º).  

Os eventos podem ocorrer entre o meio-dia desta sexta-feira e meio-dia de sábado (2), pode chover até 50 milímetros e os ventos podem chegar a até 60km/h nessas localidades, além da chance de queda de granizo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: