X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Ucrânia promete boicote contra tentativa da Uefa de reintegrar Rússia

Uefa permitiu que a seleção russa participe das Eliminatórias da Eurocopa Sub-17


Imagem ilustrativa da imagem Ucrânia promete boicote contra tentativa da Uefa de reintegrar Rússia
Bola: Ucrânia promete boicote |  Foto: Canva

A Ucrânia entrou em confronto com a Uefa nesta semana depois de a entidade europeia dar sinais de que pretende reintegrar a Rússia em suas competições. O país, invadido pelas tropas russas em fevereiro do ano passado, prometeu boicote a torneios que contem com seleções do país vizinho e instou aliados a fazer o mesmo. Polônia e Inglaterra já indicaram que podem tomar o mesmo caminho.

"A UAF (federação de futebol da Ucrânia) confirma que não participaremos de quaisquer competições com a participação de equipas russas", disse a entidade, que "apela a outras federações-membros da Uefa para que boicotem possíveis jogos com a participação de times da federação da Rússia."

Leia mais noticias de Esportes aqui

A manifestação da Ucrânia é uma resposta à decisão da Uefa de permitir a participação da seleção russa nas Eliminatórias da Eurocopa Sub-17. A entidade alegou que "crianças não devem ser punidas pelas ações cujas responsabilidades pertencem somente aos adultos".

"Pedimos veementemente à Uefa que reveja esta decisão e deixe em vigor a decisão anterior sobre a exclusão total de quaisquer equipes da federação russa em competições internacionais", registrou a federação ucraniana.

Enquanto a Rússia encarou a decisão como um primeiro passo para voltar aos palcos principais do esporte mundial, a Ucrânia e outros países criticaram a decisão. Os ucranianos receberam o apoio imediato da Polônia, que prometeu boicotar jogos contra russos e indicou que poderá boicotar totalmente as competições que contem com a Rússia.

A Letônia seguiu pelo mesmo caminho, assim como a poderosa Football Association, a Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês). "Não apoiamos a posição de readmitir a Rússia nas competições etárias da Uefa e a nossa posição continua a ser a de que as equipes inglesas não jogarão contra a Rússia", anunciou a FA.

Para a Ucrânia, aceitar seleções russas em competições internacionais seria "tolerar a política de agressividade da Rússia". A fase de grupos das Eliminatórias da Euro Sub-17 começarão a ser disputados em outubro, tanto no masculino quanto no feminino.

Se a Uefa manter sua decisão, as seleções russas sub-17 poderão enfrentar problemas para entrar em alguns países para jogos das Eliminatórias da Euro. Jogadores e membros das comissões técnicas devem ter dificuldade para obter vistos e permissões para viagens. 

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: