X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Santos busca final do Paulistão como 1º passo para se reerguer após queda na elite

Partida contra o Red Bull Bragantino será nesta quarta, a partir das 20h30, na Neo Química Arena


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Santos busca final do Paulistão como 1º passo para se reerguer após queda na elite
Equipe do Santos entra em campo nesta quarta |  Foto: Raul Baretta/Santos

Mais do que chegar à final do Campeonato Paulista, o Santos inicia, nesta quarta-feira, o projeto de retomada no cenário nacional após a melancólica queda da Série A do Campeonato Brasileiro no ano passado. Em plena Neo Química Arena, às 20h30, o time santista vai contar com um estádio lotado para superar o Red Bull Bragantino na semifinal e, assim, se garantir na decisão do Estadual.

A aposta no trabalho de Fábio Carille, a reformulação feita em meio a uma grave crise financeira, e o apoio incondicional da torcida, formaram uma equação que levou o clube à condição de semifinalista. Depois de três edições seguidas sem sequer passar da fase de classificação, o Santos pode voltar a decidir o torneio após oito anos. A última vez que esteve em uma final foi em 2016, quando deu a volta olímpica em cima do Audax.

Confiante, mas ao mesmo tempo cauteloso, Fábio Carille vem conseguindo, com pouco mais de três meses, dar uma identidade a um grupo que chegou com a responsabilidade de devolver ao clube, o gosto pela conquista de títulos.

"Tenho um grupo de jogadores inteligentes e também de muita qualidade. Eles se esforçam para assimilar a filosofia de trabalho e os resultados vieram antes mesmo do que esperávamos", afirmou o treinador que obteve a classificação à fase eliminatória com rodadas de antecipação.

Em meio às oscilações que marcaram a campanha na reta final da primeira fase, o Santos driblou a desconfiança da torcida mesclando juventude e experiência. Dono da segunda melhor campanha na etapa de grupos, o treinador sabe, no entanto, que muita coisa precisa ser feita.

"Em alguns jogos pecamos por tomadas de decisões erradas e alguma ansiedade. Mas não posso achar que está tudo errado. Em um momento como esse, temos que ter sabedoria para buscar os nossos objetivos", comentou o treinador.

E a rodagem de alguns jogadores, somada à liderança de peças fundamentais sustentam o trabalho do treinador. No gol, João Paulo tem a missão de comandar a defesa. Após passagem pelo futebol asiático, Diego Pituca dita o ritmo no meio-campo. Já a criatividade fica a cargo de Giuliano.

Nos treinos da semana, o comandante trabalhou tanto o aspecto psicológico como também o técnico e tático. Além de ajustes, detalhes importantes foram acertados como a bola parada e as jogadas ensaiadas.

No campo, as lições da derrota de 1 a 0 para o Bragantino na fase de classificação servem para deixar o time em estado de alerta. "Sabemos da importância da partida e vamos enfrentar uma equipe qualificada. Estamos nos preparando muito", disse o comandante.

Das arquibancadas, a força que lotou o MorumBis no jogo com o São Bernardo (mais de 50 mil torcedores fora ao jogo) volta a se fazer presente nesta quarta. Com mais de 40 mil ingressos vendidos, o Santos vai fazer, da casa corintiana, um verdadeiro caldeirão.

Do outro lado, o técnico Pedro Caixinha trabalha para fortalecer o Bragantino em meio ao clima favorável ao Santos no que diz respeito ao mando de campo. Ele deve armar a equipe no esquema 4-3-3. Com Lucas Evangelista machucado, o treinador português aposta na velocidade de Helinho e Vitinho e no oportunismo de Eduardo Sasha.

Luan Cândido ganhou o direito de atuar graças a um efeito suspensivo. O lateral-esquerdo vai formar a zaga ao lado de Lucas Cunha. Sem reunir as condições físicas ideais, Lincoln deve ficar como opção no banco de reservas.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS X RED BULL BRAGANTINO

SANTOS - João Paulo; Hayner (Aderlan), Gil, Joaquim e Felipe Jonatan; João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano; Pedrinho, Guilherme e Furch. Técnico: Fábio Carille.

RED BULL BRAGANTINO - Cleiton; Nathan Mendes, Lucas Cunha, Luan Cândido e Juninho Capixaba; Matheus Fernandes, Jadson e Ramires; Helinho, Eduardo Sasha e Vitinho. Técnico: Pedro Caixinha.

ÁRBITRO - Matheus Delgado Candançan (SP).

HORÁRIO - 20h30.

LOCAL - Neo Química Arena, em São Paulo (SP).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: