X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Prefeitura reverte derrota e leilão do terreno de interesse do Flamengo é mantido

Local fica na zona portuária e é onde o Flamengo quer construir o estádio próprio


Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura reverte derrota e leilão do terreno de interesse do Flamengo é mantido
Região onde fica o terreno do Gasômetro |  Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro conseguiu autorização e o leilão do terreno do Gasômetro está mantido para a tarde desta quarta-feira (31). O local fica na zona portuária e é onde o Flamengo quer construir o estádio próprio. Uma liminar protocolada na última terça-feira (30) havia suspendido o evento.

O QUE ACONTECEU

A Prefeitura do Rio de Janeiro obteve a autorização junto à Presidência do Tribunal Regional Federal da 2° Região. Como a decisão "o leilão do imóvel, aberto a todos os interessados e que tem como objetivo a renovação urbana da região da Zona Portuária, ocorrerá nesta quarta-feira (31), às 14h30", diz a nota.

O leilão havia sido suspenso após liminar judicial concedida na última terça-feira (30), em uma ação popular. O juiz citou que o município não pode "desapropriar bens de propriedade de empresa pública federal, sem a prévia autorização do Presidente da República, mesmo que não sejam utilizados diretamente na prestação de serviço público".

O Conselho Deliberativo do Flamengo aprovou a entrada do Flamengo no leilão em reunião na última segunda-feira. A votação teve 602 votos a favor e 33 contra, além de quatro abstenções. Uma estimativa de inauguração foi apresentada para 15 de novembro de 2029, quando o Flamengo completará 134 anos. O aporte previsto é de R$ 1,7 bilhão.

"Estávamos tentando evitar tomar qualquer atitude porque poderia parecer arrogante de quem já está achando que é dono. Mas não somos. Temos de encerrar o processo de desapropriação, participar da licitação para pegar o terreno. Uma vez com o terreno na mão poderemos caminhar mais abertamente, buscar no mercado. Já existem interessados nos procurando, mas estamos agindo com cautela e pedindo que esperem para que os passos sejam dados. Ver se realmente conseguimos ter êxito no leilão", disse

Rodolfo Landim, após reunião do Conselho.

A Prefeitura desapropriou o terreno, que pertencia à Caixa, há pouco mais de um mês. "A gente entende esse papel, é importante para a revitalização daquela região da cidade. O Flamengo não vai fazer só um estádio, ali vai ser um lugar de entretenimento, vai ter centro de convenções", disse o prefeito Eduardo Paes, à época. Ainda na ocasião, o Flamengo celebrou a decisão.

O QUE DISSE A PREFEITURA DO RIO

"A Prefeitura do Rio, por meio da Procuradoria do Munícipio obteve na manhã desta quarta-feira (31/7) junto à Presidência do Tribunal Regional Federal da 2° Região autorização para realizar o leilão do terreno do Gasômetro, cujo procedimento havia sido suspenso por força de liminar.

Com a decisão, tomada após o deferimento do pedido de Suspensão de Liminar protocolado na noite desta terça-feira (30) (30/7) pela Procuradoria do Município, o leilão do imóvel, aberto a todos os interessados e que tem como objetivo a renovação urbana da região da Zona Portuária, ocorrerá nesta quarta-feira (31), às 14h30"

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: