X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Pista de atletismo em Paris será roxa e projetada com foco em quebra de recordes

Cores diferenciadas devem facilitar a visualização do público durante as provas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Pista de atletismo em Paris será roxa e projetada com foco em quebra de recordes
Pista de Atletismo será roxa nos Jogos Olímpicos de Patis |  Foto: Paris 2024

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris-2024 prometem ser inovadores em vários aspectos. É a primeira edição em que a abertura do torneio não ocorrerá em um estádio, e, sim, no Rio Sena, além da novidade de incluir breaking dance e canoagem slalom extremo entre as modalidades. Outra mudança recém-anunciada é na pista de atletismo, que deixará de ser da cor vermelha ou azul.

A pista foi desenvolvida pela companhia italiana Mondo, tem 21 mil metros quadrados e vai ter três cores: dois tons de roxo e a cor cinza na parte externa, a pedido do Comitê Organizador de Paris-2024. As cores diferenciadas devem facilitar a visualização do público durante as provas, e a inovação será instalada no Stade de France para a disputa de 46 modalidades de atletismo na Olimpíada e Paralimpíada.

A empresa de Alba, na Itália, já desenvolveu pistas de atletismo em diversos eventos esportivos, e é uma das parceiras da World Athletics desde 1987. A companhia também atuou nos Jogos de Londres-2012 e no Jogos de Tóquio, disputados em 2021, e um dos projetos mais recentes foi a pista do Campeonato Mundial de Atletismo de Glasgow.

Segundo a Mondo, 300 recordes mundiais já foram quebrados nas pistas projetadas pela empresa, e a expectativa é ainda maior para Paris. "Medimos a qualidade do nosso trabalho a partir dos recordes pessoais dos atletas", disse o vice-presidente esportivo da companhia, Maurizio Stroppiana, ao portal Olympics.

A pista de atletismo foi produzida com apoio da Universidade Politécnica de Milão, e foram aplicadas técnicas de engenharia, física e química para elevar a performance dos esportistas. Houve mudança na camada inferior em relação à composição usada em Tóquio para reduzir a perda de energia dos atletas.

O gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Alessandro Piceli, falou sobre o trabalho além da estética. "Nosso modelo matemático nos permite realizar inúmeras simulações da forma geométrica do material das camadas inferiores, criando a cavidade ideal para melhorar o desenvolvimento esportivo", disse Piceli.

Além da cor diferente, a pista de atletismo é mais sustentável. A empresa já havia utilizado materiais menos agressivos ao meio-ambiente em Londres-2012 e focou em aplicar os esforços para Paris. "Passamos de 35% de materiais renováveis e não-fósseis em Londres para mais de 50% em Paris. De 2012 até agora, reduzimos nosso impacto ambiental e estamos trabalhando para reduzir ainda mais", afirmou o diretor de inovação e sustentabilidade, Giorgio Lesage.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: