X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Palmeiras supera Del Valle e vai às oitavas da Libertadores como líder

Time paulista garantiu o primeiro lugar na grupo F da competição


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Palmeiras supera Del Valle e vai às oitavas da Libertadores como líder
Richard Ríos (esquerda) abriu o caminho para a vitória do Palmeiras |  Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras garantiu, nesta quarta-feira, a classificação às oitavas de final da Libertadores e a liderança do Grupo F, em um jogo no qual não passou maiores apuros para superar o Independiente Del Valle por 2 a 1 no Allianz Parque, pela penúltima rodada da fase de grupos.

O time alviverde abriu 2 a 0 no primeiro tempo, com gols de falta, marcado por Richard Ríos, e de pênalti, convertido por Gustavo Gómez, e deixou a equipe equatoriana diminuir na segunda etapa, mas se impôs defensiva e tecnicamente para sair de campo com a vitória.

A superioridade palmeirense em campo se traduz na tabela do Grupo F. São 13 pontos do time paulista contra quatro dos demais adversários da chave, todos empatados.

O vice-líder San Lorenzo e o quarto colocado Liverpool-URU ainda podem chegar a sete nesta rodada, pois se enfrentam na quinta-feira.

Sem compromisso no final de semana, já que a CBF adiou as duas próximas rodadas do Brasileirão por causa das chuvas no Rio Grande do Sul, o time comandado por Abel Ferreira terá tempo para descansar antes de desafiar o Botafogo-SP, dia 23, pela rodada de volta da terceira fase da Copa do Brasil.

Nesta quarta, Abel optou por uma formação sem um meia de criação, apostando no 4-2-4 com um quadrado ofensivo que tinha Estêvão e Lázaro abertos pelos lados. Já Endrick e Flaco López jogavam mais centralizados, próximos do gol.

Não foi fácil para os quatro atacantes, entretanto, encontrar espaços frente à linha de cinco bem montada por Javier Gandolfi no Independiente Del Valle, que dificultou o máximo que pôde a entrada dos palmeirenses em sua área.

A formação parecia não favorecer Flaco, que ficou isolado e participou pouco dos lances ofensivos, enquanto Endrick era forçado a buscar a bola mais atrás para tentar tirar algo da cartola, até porque era limitada a articulação por dentro, até pela ausência de um meia criativo.

Faltava ao time alviverde conseguir acelerar o jogo no último terço, como fez Estêvão já na segunda metade da etapa inicial, em lance com direito à caneta dentro da área, mas que acabou em uma finalização em cima do marcador.

Nos minutos finais antes do intervalo, o Palmeiras se viu crescendo no jogo e encontrou mais espaços, mas só conseguiu solucionar a falta de ofensividade em jogadas de bola parada. Abriu o placar com uma porrada em cobrança de falta de Richard Ríos, no meio do gol, mas não defendida pelo goleiro, aos 36 minutos, e ampliou com pênalti convertido por Gustavo Gómez, nos acréscimos, após o árbitro constatar toque de mão de Landázuri.

A volta para o segundo tempo foi de um Palmeiras intenso, com Endrick em alta rotação, agredindo a defesa adversária a cada arrancada e apanhando ao mesmo tempo. Não à toa, após ser vítima de muitas faltas, sentiu dores e acabou sendo substituído por Raphael Veiga.

Pouco depois da saída do jovem astro, uma pintura foi vista no gramada no Allianz, mas para o lado adversário. Díaz, que entrou no lugar de Ibarra, dominou um lançamento no canto esquerdo limpando Gómez do lance, invadiu a área e deixou Zé Rafael na área antes de marcar o golaço. A partir daí, a situação ficou mais desconfortável para os palmeirenses.

A formação inicial foi desconfigurada conforme Abel foi mexendo no time. Ter Veiga em campo não mudou tanto a produção do meio de campo alviverde, mas foi útil em alguns momentos, caso de uma cobrança de falta perigosa do meia. Essencial foi a entrada de Luan no lugar de Richard Ríos para fornecer mais proteção à defesa e neutralizar as investidas de Díaz, que vinha dando trabalho pelo lado esquerdo.


CONMEBOL Libertadores

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 2 X 1 INDEPENDIENTE DEL VALLE

PALMEIRAS - Weverton; Marcos Rocha, Gustao Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Richard Ríos (Luan), Estêvão (Mayke) e Lázaro (Rômulo); Endrick (Raphael Veiga) e Flaco López (Rony). Técnico: Abel Ferreira.

INDEPENDIENTE DEL VALLE - Villar; Landázuri, Carabajal e Schunke; Arroyo (Lerma), Ortiz, Alcívas, Kendry Páez e Beder Caicedo (Medina); Hoyos (Bolaños) e Renato Ibarra (Lautaro Díaz). Técnico: Javier Gandolfi.

GOLS - Richard Ríos, aos 36, e Gustavo Gómez, aos 46 minutos do primeiro tempo. Lautaro Díaz, aos 19 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Alexis Herrera (VEN).

CARTÕES AMARELOS - Beder Caicedo e Landázuri.

RENDA - R$ 3.311.543,57.

PÚBLICO - 31.672 torcedores.

LOCAL - Allianz Parque, em São Paulo (SP).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: