X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Olimpíadas

Zé Roberto 'completa' quadro de medalhas e não garante que fica na seleção de vôlei

Treinadores não recebem medalhas olímpicas, mas a conquista fica no histórico do paulista de 70 anos, um ícone do esporte nacional


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Zé Roberto 'completa' quadro de medalhas e não garante que fica na seleção de vôlei
Zé Roberto 'completa' quadro de medalhas e não garante que fica na seleção de vôlei |  Foto: ALESSANDRA TARANTINO/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Presente na conquista de três medalhas de ouro olímpicas e uma de prata, o técnico José Roberto Guimarães celebrou um bronze em Olimpíadas pela primeira vez neste sábado, ao comandar a seleção brasileira feminina de vôlei que venceu a Turquia na disputa do terceiro lugar dos Jogos de Paris. Treinadores não recebem medalhas olímpicas, mas a conquista fica no histórico do paulista de 70 anos, um ícone do esporte nacional.

Zé Roberto foi campeão olímpico pela primeira vez em Barcelona-1992, Olimpíada a partir da qual o Brasil se firmou como potência do vôlei para nunca mais terminar uma edição de Jogos fora do pódio.

"Ontem fez 32 anos da primeira conquista de ouro em Barcelona. O vôlei indoor nunca deixou de trazer medalha desde o ouro de 1992. Eu disse a elas que a gente não podia ficar fora dessa vez e elas estavam querendo muito. No vestiário, as falas eram idênticas, todo mundo empenhado. No aquecimento já vi o time pilhado, motivado e pronto para ganhar essa medalha", afirmou em entrevista à Globo.

Zé também subiu ao lugar mais alto do pódio como treinador da seleção feminina, em Pequim-2008 e Londres-2012, além da prata em Tóquio, em 2021. O currículo com títulos e um vice-campeonato não o impediu de valorizar muito o bronze deste sábado e o trabalho das jogadoras.

"Elas valorizaram muito esse bronze. Todos queriam o ouro, os outros também treinaram. Quando perdemos, mostrou que a gente tinha de trabalhar mais, quando não ganha, diz que tem de trabalhar mais. Importante a atitude que elas tiveram, representaram nosso povo. Elas tinham caído de pé e o povo reconheceu isso. Queremos representar nossa gente, essa é a nossa missão e por isso fico feliz. Se doaram o tempo inteiro até finalizar o último ponto", disse.

A possibilidade de tentar levar a seleção brasileira feminina à conquista de mais uma medalha, nos Jogos de Los Angeles-2028, ainda vai ser avaliada pelo treinador, que não garante a continuidade do trabalho. O que a gente combinou é de conversar com a Confederação para fazer retrospecto do que foi, ver o que foi o ciclo. Futuro, não sei, sinceramente. Não me preparei para esse momento. Vou ver com a família, muita coisa para ver", limitou-se a dizer.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: