X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Olimpíadas

Seleção feminina de vôlei faz 3 a 0 no Japão e confirma vaga nas quartas em Paris

Jogo desta quinta teve sabor de revanche para as brasileiras, eliminadas pelas japonesas na semifinal da Liga das Nações, no fim de junho


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Seleção feminina de vôlei faz 3 a 0 no Japão e confirma vaga nas quartas em Paris
Vitória deixa a seleção brasileira na liderança do Grupo B, com aproveitamento de 100% até mesmo nos sets disputados |  Foto: Reprodução/X/CBV

Com uma atuação impecável, a seleção brasileira feminina de vôlei arrasou o Japão nesta quinta-feira e confirmou sua vaga nas quartas de final na Olimpíada de Paris-2024. Sob o comando de Gabi e Ana Cristina, o Brasil fez 3 sets a 0 no indigesto time asiático, com parciais de 25/20, 25/17 e 25/18. Como aconteceu na estreia, o bloqueio foi um dos destaques do time, com 10 pontos.

A vitória deixa a equipe nacional na liderança do Grupo B, com aproveitamento de 100% até mesmo nos sets disputados. Em segundo está a Polônia, também garantida no mata-mata. Japão, apesar do vice-campeonato na última Liga das Nações, e Quênia não têm mais chances de avançar na Olimpíada.

O jogo desta quinta teve sabor de revanche para as brasileiras, eliminadas pelas japonesas na semifinal da Liga das Nações, no fim de junho. Além disso, a vitória foi um presente atrasado de aniversário para Zé Roberto, responsável por levar o Brasil ao ouro no vôlei em três Olimpíadas. Ele completou 70 anos na quarta-feira.

O técnico começou desta vez com a levantadora Roberta entre as titulares, no lugar de Macris, que havia sido a primeira opção na estreia. Foi a única mudança em relação à vitória sobre o Quênia. Assim, a equipe entrou em quadra também com Rosamaria, Gabi, Ana Cristina, Carol, Thaisa e a líbero Nyeme.

Brasil e Japão não saíram do roteiro no primeiro set e fizeram um duelo equilibrado. O placar era definido ponto a ponto, nenhuma seleção abria mais que dois pontos de vantagem. Sólida em todos os fundamentos, a seleção brilhava no bloqueio e também com os ataques de Rosamaria, maior destaque do set inicial. Por outro lado, o Brasil falhava no saque - foram cinco erros quase em sequência.

Mais concentrado, o Brasil deslanchou na reta final e abriu surpreendentes cinco pontos de vantagem. A primeira parcial foi fechada de forma sintomática, com um lindo bloqueio, mostrando a força do fundamento brasileiro justamente contra um rival que é mais conhecido pela força defensiva.

Embalada, a seleção brasileira manteve o alto nível no começo do segundo set e abriu vantagem com facilidade. Na metade do set, já tinha seis de frente: 13/7. Sustentando a dianteira no placar, o Brasil sacramentou a parcial sem sobressaltos, exibindo a mesma consistência do início da partida.

O terceiro set começou equilibrado, com as japonesas esboçando certa reação, que acabou não vindo. A seleção brasileira fez 11/9 e não saiu mais da liderança do marcador. Rosamaria, Gabi e Ana Cristina comandavam os ataques, enquanto Nyeme brilhava nas recepções. De quebra, o bloqueio funcionava como há muito não se via na equipe.

A maior pontuadora da partida foi Gabi, com 17 pontos. Ana Cristina contribuiu com 15 e Rosamaria anotou nove. Pelo lado japonês, o destaque foi Sarina Nishida, com 10 pontos. A seleção volta à quadra no domingo para enfrentar a difícil Polônia no encerramento da fase de grupos.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: