X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Olimpíadas

Brasileiros terminam maratona da marcha atlética em revezamento na 7ª posição

Caio Bonfim e Viviane Lyra terminaram em 2h54min08s, três minutos e 37 segundos mais lentos do que a dupla vencedora


Imagem ilustrativa da imagem Brasileiros terminam maratona da marcha atlética em revezamento na 7ª posição
Caio Bonfim e Viviane Lyra terminaram em 2h54min08s, três minutos e 37 segundos mais lentos do que a dupla vencedora |  Foto: Miriam Jeske/COB

Os brasileiros Caio Bonfim e Viviane Lyra finalizaram a maratona da marcha atlética em revezamento dos Jogos Olímpicos de Paris na sétima posição na madrugada desta quarta-feira. Eles terminaram em 2h54min08s, três minutos e 37 segundos mais lentos do que a dupla vencedora.

O ouro ficou com os espanhóis Maria Perez e Martin Alvaro. Ela foi prata nos 20 km da marcha atlética feminina, e ele, bronze na masculina. O vencedor da prova dos homens, o equatoriano Daniel Pintado, ficou no segundo lugar, com Glenda Morejon. O bronze foi para a Austrália, com Jemina Montag, 3ª colocada na prova feminina, e Rhydian Cowley.

Caio Bonfim conquistou uma medalha inédita para o Brasil nos Jogos de Paris ao terminar a prova dos 20km na segunda posição. "O nível das duplas é muito alto mesmo. A prova foi muito, muito forte. Lutamos até o final e somos sétimos do mundo, estou feliz e orgulhoso", afirmou o vice-campeão olímpico.

"A gente veio entregar o melhor, conquistamos uma excelente colocação", disse Viviane, que disputou sua primeira Olimpíada e ficou na 18ª colocação nos 20km. "Estamos na melhor forma possível, entregamos tudo o que era possível."

A maratona da marcha atlética em revezamento estreou nesta edição dos Jogos Olímpicos e substitui a prova individual de 50km, que não está no programa de Paris-2024. As 25 equipes percorriam os 42,195km em quatro etapas. Cada atleta correu pouco mais de 10km, intercalando homens e mulheres.

Caio Bonfim teve bom desempenho nos 10km iniciais. Ele fechou a primeira parte em 43min33s, na quarta posição, quando entregou para Viviane Lyra, que manteve o ritmo por quase 8km, mas ficou para trás no pelotão nos 2km finais do trecho até devolver para Caio. Ela ainda sofreu punições por perda do contato com o chão. Na marcha atlética, os atletas devem manter pelo menos um dos pés em contato com o solo.

Com 1h16m38s, Caio Bonfim assumiu a terceira parte da prova na oitava posição. Ele não conseguiu fazer grande escalada e devolveu para Viviane na quinta posição. A brasileira tentou manter-se constante, mas ainda foi ultrapassada pelas duplas de Peru e México.

BRASILEIROS SÃO ELIMINADOS NO STADE DE FRANCE

Outros dois brasileiros disputaram provas qualificatórias no atletismo no Stade de France, mas não conseguiram avançar na competição.

Jucilene Sales de Lima fez a marca de 57,56 metros no lançamento do dardo e terminou na 28ª posição entre 32 concorrentes. Apenas as 12 melhores se classificaram para a final. A marca para avançar para a disputa de medalhas foi 61,08 metros.

Fernando Ferreira, no salto em altura, parou nos 2,20 metros e também não se classificou. Ele terminou na 15ª posição e teria que saltar ao menos 2,24 metros para avançar à decisão.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: