NBA: Boston Celtics e Dallas Mavericks disputam primeiro jogo da final
Luka Doncic, Jayson Tatum, Kyrie Irving e Jaylen Brown são as principais estrelas que estarão em quadra
Escute essa reportagem
A lógica dos esportes americanos faz com que as piores equipes de uma temporada tenham mais chances de escolher os melhores jogadores no draft - a seleção anual de novos jogadores - seguinte. Na NBA, esses jovens vêm tanto das universidades americanas quanto de outros países.
A decisão de 2023/24 do melhor basquete do mundo, que começa sua série melhor de sete jogos nesta quinta-feira (06), às 21h30, coloca frente a frente um Boston Celtics e um Dallas Mavericks que passaram pelo processo de maturação de talentos até chegar à chance de ser campeão. É o caso de Luka Doncic.
O armador esloveno de 25 anos entrou na liga em 2018, escolhido pelos Mavericks na terceira colocação, carregando grande expectativa pelo que havia feito no Real Madrid, e estará presente em sua primeira final de NBA da carreira.
Seus principais adversários serão os alas Jayson Tatum e Jaylen Brown, selecionados por Boston em 2016 e 2017, respectivamente, mas será Doncic a grande estrela em quadra, que permite à sua equipe sonhar em bater os favoritos Celtics.
E não é para menos. O esloveno é líder dos playoffs em uma ampla quantidade de estatísticas - considerando os números absolutos -, como pontos, rebotes, assistências, roubos de bola e cestas de três. É a primeira vez que isso é feito por um jogador antes do início da série final.
A evolução de Doncic não passa apenas pelo seu poderio ofensivo fatal, mas, especialmente a partir de 2023/24, por ser um jogador que passou a apresentar mais atenção defensiva.
Seu grande parceiro em quadra nesta empreitada é o também armador Kyrie Irving, que chegou na segunda metade da temporada passada. O time que não encaixou em 2023 mudou da água para o vinho e voltou à final após 13 anos.
Ao lado dos dois grandes gatilhos do time, coadjuvantes como P.J. Washington, Daniel Gafford, Derrick Jones Jr. e Dereck Lively têm feito o “trabalho sujo” na defesa e também contribuem com seus pontos.
Comentários