Luís Castro aceita proposta do Al Nassr e deixa o Botafogo
A despedida do português será nesta quinta-feira (29), contra o Magallanes, no Nilton Santos
Escute essa reportagem
Líder do Brasileirão, o Botafogo vai enfrentar um problema para o restante do campeonato. O técnico Luís Castro aceitou a proposta milionária do Al Nassr e está de saída do clube carioca. A despedida do português no comandado do Alvinegro será nesta quinta-feira (29), contra o Magallanes, no Nilton Santos, pela última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, onde o Glorioso lidera a chave. A informação é do ge.globo.
Nas última semanas, o Botafogo tentou resistir ao assédio do clube da Arábia Saudita, que tem Cristiano Ronaldo como a grande estrela, porém a proposta de salário milionário e a garantia de que os sauditas vão pagar a multa de R$ 10 milhões pela rescisão do vínculo com o Alvinegro fizeram com o que o português deixasse o Brasil.
Leia mais notícias de Esportes aqui
Luís Castro assumiu o comando do Botafogo em abril de 2022, quando deixou o Al Duhail, do Catar. Na época, o treinador era uma aposta de John Textor, após a compra da SAF do Glorioso. O objetivo do empresário era que o português desenvolvesse o projeto do Botafogo Way, construindo um jeito de o time jogar desde a categoria de base até o profissional.
O início do trabalho foi complicado e o Botafogo chegou a ficar na zona de rebaixamento do Brasileirão, porém, com a chegada de reforços no meio do ano e time reagiu brigou por vaga na Libertadores até as últimas rodadas da competição, onde terminou na 10ª colocação, garantindo a vaga na disputa da Copa Sul-Americana desde ano.
Nesta temporada, Castro novamente viveu momentos de tensão com torcedores pedindo sua saída após um Campeonato Carioca ruim, no qual o Alvinegro não conseguiu avançar para a semifinal do torneio. O Botafogo disputou a Taça Rio e foi campeão, garantindo vaga na Copa do Brasil de 2024.
Ainda em clima de desconfiança por parte do torcedor, o Botafogo começou o Brasileirão com Luís Castro no comando e surpreendeu as expectativas da torcida, alcançando a liderança nas primeiras rodadas. Com uma defesa sólida e o ataque letal, o Alvinegro derrotou candidatos ao título como Flamengo, Atlético-MG, Fluminense e Palmeiras se consolidando no topo da tabela com 30 pontos após 12 rodadas e 7 pontos de vantagem para o segundo colocado.
Na Copa Sul-Americana, o time também faz boa campanha e chega a última rodada da fase de grupo na liderança, dependendo apenas de si para garantir a primeira colocação da chave e evitar o confronto contra um dos terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores.
Na Copa do Brasil, após um começo ruim, onde passou pelo Sergipe empatando nos acréscimos, o Glorioso cresceu de produção nas fases seguintes, mas acabou eliminado nos pênaltis para o Athlético-PR.
Castro deixa o Botafogo com 81 partidas disputadas, sendo 44 vitórias, 14 empates e 23 derrotas. Sob o comando do português foram 115 gols marcados e 71 sofridos.
Leia mais
Bruno Henrique dá show, Flamengo goleia Aucas e passa em 2º na Libertadores
Basquete: comissão técnica define as 12 jogadoras que irão à Copa América
Inter faz golaços, bate Independiente de Medellín e se classifica na Liberta
Comentários