Libertadores e Sul-Americana: matemática dos brasileiros para avançar ao mata-mata
Times vivem realidades distintas na reta final dos torneios sul-americanos, com decisões à vista na última rodada
Escute essa reportagem

A fase de grupos dos principais torneios continentais está chegando ao fim, com a última rodada começando nesta terça-feira (27) e terminando na quinta-feira (29), e os clubes brasileiros vivem diferentes realidades na luta por uma vaga nas oitavas de final da Libertadores e da Sul-Americana.
Na Libertadores, apenas o Palmeiras já está classificado com 100% de aproveitamento. Os outros seis representantes do País ainda brigam para confirmar a classificação, assegurar a liderança de seus grupos ou, no caso de Internacional e Bahia, decidir, em confronto direto, quem segue na competição.
Enquanto o São Paulo está em situação mais tranquila, Botafogo e Flamengo precisam vencer e ainda torcer por outros resultados para sonhar com o primeiro lugar da chave.
Já na Sul-Americana, o Cruzeiro é o único brasileiro sem chances de avançar. Os demais seguem vivos, com destaque para Corinthians, Atlético/MG, Fluminense e Grêmio, que ainda disputam a vaga direta nas oitavas. Vasco e Vitória lutam por um lugar nos playoffs.
Libertadores
Flamengo
O Flamengo está em situação favorável e depende apenas de si para garantir a classificação. Na rodada final, uma vitória sobre o Táchira, no Maracanã, garante a vaga nas oitavas de final para o time comandado por Filipe Luís.
Há também a possibilidade de terminar na primeira colocação do grupo, embora seja uma combinação mais difícil. Para isso, além de vencer, o rubro-negro precisa que a LDU derrote o Central Córdoba — mas sem ultrapassar os cariocas no saldo de gols.
Fortaleza
O Fortaleza precisa apenas de um empate ou vitória sobre o Racing, para garantir vaga nas oitavas. Caso seja derrotado pelos argentinos, o time cearense terá que torcer por um tropeço do Bucaramanga, que enfrenta o Colo-Colo, para seguir na competição.
Internacional e Bahia
Internacional e Bahia decidem uma vaga nas oitavas da Libertadores no Beira-Rio, na última rodada do Grupo F. O Inter tem oito pontos e avança com empate ou vitória, podendo ainda assumir a liderança se vencer e o Atlético Nacional tropeçar.
O Bahia, de Rogério Ceni, com sete pontos, precisa vencer para continuar na competição. O Atlético Nacional lidera com nove e já está classificado ao mata-mata.
Botafogo
O Botafogo decide sua classificação para a próxima fase em um confronto direto com a Universidad de Chile, no Nilton Santos, e só depende de si para avançar.
Para terminar na liderança do Grupo A, além de vencer os chilenos, o time comandado por Renato Paiva ainda precisa contar com um tropeço do Estudiantes contra o Carabobo, já que a equipe argentina leva vantagem no saldo de gols (4 a 2).
Já classificados
Palmeiras
O Palmeiras enfrenta o Sporting Cristal, do Peru, em casa, apenas para cumprir tabela. Isso porque, o time paulista já está classificado em primeiro lugar do Grupo G, e na liderança geral da competição - fato que se repete pela sexta vez nas últimas oito edições.
São Paulo
Já garantido na próxima fase e líder do Grupo D com 11 pontos, o São Paulo precisa apenas de uma vitória ou empate contra o Talleres, da Argentina — terceiro colocado com quatro pontos — no Morumbis, para confirmar a primeira colocação da chave.
Sul-Americana
Corinthians
Com oito pontos, o Corinthians é vice-líder do Grupo C e ainda pode garantir vaga direta nas oitavas se vencer o líder Huracán na Argentina. Caso contrário, precisará torcer contra o América de Cali, que vem logo atrás com sete, para avançar aos playoffs.
Atlético/MG
No Grupo H, o Atlético/MG recebe o líder Cienciano na Arena MRV e só depende de si, em caso de vitória, para avançar direto às oitavas. Com oito pontos, está um atrás do time peruano. Um empate leva o Galo aos playoffs e derrota pode eliminá-lo, dependendo do resultado do Caracas diante do já eliminado Iquique.
Vasco
Na última rodada, o Vasco precisa vencer o Melgar em casa para garantir vaga nos playoffs da Sul-Americana. O time tem cinco pontos, está em terceiro e corre atrás do Melgar, que tem sete. O Lanús lidera o grupo com 11 e já está classificado.
Fluminense
Já garantido nos playoffs com 10 pontos, o Fluminense encara o líder Once Caldas, que tem 12, em confronto direto no Maracanã. Uma vitória garante ao Tricolor a primeira colocação do grupo e a vaga direta nas oitavas.
Grêmio
Com nove pontos e vaga garantida nos playoffs, o Grêmio busca a liderança do Grupo D. Para isso, precisa vencer o Sportivo Luqueño e torcer por uma derrota ou empate do Godoy Cruz, que lidera com 11 pontos, contra o Atlético Grau, na última rodada.
Vitória/BA
O Vitória é vice-líder do Grupo B, com seis pontos, e depende só de uma vitória sobre a Universidad de Quito para garantir vaga nos playoffs. Se não vencer, precisará torcer por um empate entre Defensa y Justicia e Cerro Largo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários