X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Libertadores e Sul-Americana: matemática dos brasileiros para avançar ao mata-mata

Times vivem realidades distintas na reta final dos torneios sul-americanos, com decisões à vista na última rodada


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Libertadores e Sul-Americana: matemática dos brasileiros para avançar ao mata-mata
Cano, Hulk, Pedro, Cuiabano e Vegetti vão estar em ação pelos times que buscam as vagas para a próxima fase das competições continentais |  Foto: Divulgação

A fase de grupos dos principais torneios continentais está chegando ao fim, com a última rodada começando nesta terça-feira (27) e terminando na quinta-feira (29), e os clubes brasileiros vivem diferentes realidades na luta por uma vaga nas oitavas de final da Libertadores e da Sul-Americana.

Na Libertadores, apenas o Palmeiras já está classificado com 100% de aproveitamento. Os outros seis representantes do País ainda brigam para confirmar a classificação, assegurar a liderança de seus grupos ou, no caso de Internacional e Bahia, decidir, em confronto direto, quem segue na competição.

Enquanto o São Paulo está em situação mais tranquila, Botafogo e Flamengo precisam vencer e ainda torcer por outros resultados para sonhar com o primeiro lugar da chave.

Já na Sul-Americana, o Cruzeiro é o único brasileiro sem chances de avançar. Os demais seguem vivos, com destaque para Corinthians, Atlético/MG, Fluminense e Grêmio, que ainda disputam a vaga direta nas oitavas. Vasco e Vitória lutam por um lugar nos playoffs.

Libertadores

Flamengo

O Flamengo está em situação favorável e depende apenas de si para garantir a classificação. Na rodada final, uma vitória sobre o Táchira, no Maracanã, garante a vaga nas oitavas de final para o time comandado por Filipe Luís.

Há também a possibilidade de terminar na primeira colocação do grupo, embora seja uma combinação mais difícil. Para isso, além de vencer, o rubro-negro precisa que a LDU derrote o Central Córdoba — mas sem ultrapassar os cariocas no saldo de gols.

Fortaleza

O Fortaleza precisa apenas de um empate ou vitória sobre o Racing, para garantir vaga nas oitavas. Caso seja derrotado pelos argentinos, o time cearense terá que torcer por um tropeço do Bucaramanga, que enfrenta o Colo-Colo, para seguir na competição.

Internacional e Bahia

Internacional e Bahia decidem uma vaga nas oitavas da Libertadores no Beira-Rio, na última rodada do Grupo F. O Inter tem oito pontos e avança com empate ou vitória, podendo ainda assumir a liderança se vencer e o Atlético Nacional tropeçar.

O Bahia, de Rogério Ceni, com sete pontos, precisa vencer para continuar na competição. O Atlético Nacional lidera com nove e já está classificado ao mata-mata.

Botafogo

O Botafogo decide sua classificação para a próxima fase em um confronto direto com a Universidad de Chile, no Nilton Santos, e só depende de si para avançar.

Para terminar na liderança do Grupo A, além de vencer os chilenos, o time comandado por Renato Paiva ainda precisa contar com um tropeço do Estudiantes contra o Carabobo, já que a equipe argentina leva vantagem no saldo de gols (4 a 2).

Já classificados

Palmeiras

O Palmeiras enfrenta o Sporting Cristal, do Peru, em casa, apenas para cumprir tabela. Isso porque, o time paulista já está classificado em primeiro lugar do Grupo G, e na liderança geral da competição - fato que se repete pela sexta vez nas últimas oito edições.

São Paulo

Já garantido na próxima fase e líder do Grupo D com 11 pontos, o São Paulo precisa apenas de uma vitória ou empate contra o Talleres, da Argentina — terceiro colocado com quatro pontos — no Morumbis, para confirmar a primeira colocação da chave.

Sul-Americana

Corinthians

Com oito pontos, o Corinthians é vice-líder do Grupo C e ainda pode garantir vaga direta nas oitavas se vencer o líder Huracán na Argentina. Caso contrário, precisará torcer contra o América de Cali, que vem logo atrás com sete, para avançar aos playoffs.

Atlético/MG

No Grupo H, o Atlético/MG recebe o líder Cienciano na Arena MRV e só depende de si, em caso de vitória, para avançar direto às oitavas. Com oito pontos, está um atrás do time peruano. Um empate leva o Galo aos playoffs e derrota pode eliminá-lo, dependendo do resultado do Caracas diante do já eliminado Iquique.

Vasco

Na última rodada, o Vasco precisa vencer o Melgar em casa para garantir vaga nos playoffs da Sul-Americana. O time tem cinco pontos, está em terceiro e corre atrás do Melgar, que tem sete. O Lanús lidera o grupo com 11 e já está classificado.

Fluminense

Já garantido nos playoffs com 10 pontos, o Fluminense encara o líder Once Caldas, que tem 12, em confronto direto no Maracanã. Uma vitória garante ao Tricolor a primeira colocação do grupo e a vaga direta nas oitavas.

Grêmio

Com nove pontos e vaga garantida nos playoffs, o Grêmio busca a liderança do Grupo D. Para isso, precisa vencer o Sportivo Luqueño e torcer por uma derrota ou empate do Godoy Cruz, que lidera com 11 pontos, contra o Atlético Grau, na última rodada.

Vitória/BA

O Vitória é vice-líder do Grupo B, com seis pontos, e depende só de uma vitória sobre a Universidad de Quito para garantir vaga nos playoffs. Se não vencer, precisará torcer por um empate entre Defensa y Justicia e Cerro Largo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: