Libertadores e Sul-Americana: o que está em jogo na rodada final da fase de grupos?
Os confrontos definem os clubes classificados às oitavas de final das competições continentais
Escute essa reportagem

A última rodada da fase de grupos da Libertadores e da Copa Sul-Americana será disputada entre os dias 27 e 29 de maio. Os confrontos definem os clubes classificados às oitavas de final das competições continentais, além das equipes que disputam os playoffs da Sul-Americana.
Na Libertadores, até o momento, Palmeiras, São Paulo, Libertad, Racing, Atlético Nacional, Peñarol e Vélez Sarsfield já garantiram vaga direta para a próxima fase. O Palmeiras lidera o Grupo G com 100% de aproveitamento e tem a melhor campanha da competição. Já o São Paulo, primeiro colocado do Grupo D, já está garantido nas oitavas, mas pode perder a liderança caso seja derrotado pelo Talleres, na terça-feira às 19h, no Morumbi.
No Grupo A, o Botafogo, terceiro lugar com nove pontos, enfrenta na terça-feira, às 21h30, no Nilton Santos, a líder Universidad de Chile e depende apenas de si para avançar. Já o Fortaleza, no Grupo E, enfrenta o Racing, que já está classificado, fora de casa, na quinta-feira, às 21h30, em busca da vaga direta. O time cearense é o segundo colocado do grupo, com oito pontos. O Bucaramanga aparece em terceiro, com seis.
Outro confronto decisivo para os brasileiros será entre Internacional e Bahia, marcado para quarta-feira, às 19h, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Quem vencer garante a classificação. Em caso de empate, o Inter avança.
O Flamengo, no Grupo C, precisa derrotar o Deportivo Táchira, na quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, e torcer contra a LDU Quito, que enfrenta o Central Córdoba. Se os equatorianos vencerem, três equipes podem terminar com 11 pontos, e o saldo de gols definirá os classificados.
Outros duelos importantes envolvem o River Plate contra o Universitario, o Independiente del Valle diante do Estudiantes e o Barcelona de Guayaquil enfrentando o Carabobo. A maioria dos grupos segue indefinida, com clubes tradicionais disputando ponto a ponto as vagas restantes.
Copa Sul-Americana
Na Copa Sul-Americana, Universidad de Quito e Mushuc Runa, ambos do Equador, além do argentino Lanús, já garantiram vaga direta nas oitavas de final. Nenhum clube brasileiro assegurou a classificação direta até o momento. O Fluminense, porém, líder do Grupo F, já garantiu ao menos a presença nos playoffs. O time carioca enfrenta o Once Caldas na quinta-feira, às 21h30.
O Grêmio, segundo colocado do Grupo D, enfrenta em casa, na quarta-feira, às 19h, o Sportivo Luqueño e pode assumir a liderança, dependendo de um tropeço do atual líder Godoy Cruz. O Corinthians, vice-líder do Grupo C com oito pontos, faz um confronto decisivo contra o líder Huracán, na Argentina, nesta terça-feira, às 21h30. Com sete pontos, o América de Cali também segue na briga por uma vaga na próxima fase.
No Grupo G, o Vasco precisa vencer o Melgar, em casa, nesta terça-feira, às 19h, para avançar aos playoffs da competição. O time de Fernando Diniz já não pode mais alcançar o líder Lanús e está dois pontos atrás dos peruanos na disputa. O Vitória, no Grupo B, ainda busca uma vaga na repescagem. Os baianos estão no segundo lugar da chave, com seis pontos, e precisam derrotar a Universidad Católica, na quarta-feira, às 21h30, fora de casa, ou torcer por um empate entre Defensa y Justicia e Cerro Largo.
Por sua vez, o Atlético-MG é o segundo colocado do Grupo H, atrás do Cienciano, que tem nove pontos e será o adversário do time mineiro nesta quinta-feira, às 21h30, na Arena MRV. Se vencer, o Atlético-MG assume a liderança. Um empate garante a segunda colocação e a vaga nos playoffs. Já o Caracas, terceiro colocado da chave com cinco pontos, precisa de uma combinação de resultados para avançar à repescagem.
O Cruzeiro já está eliminado e apenas cumpre tabela contra o Unión de Santa Fe, na quarta-feira, às 21h30, no Mineirão. Entre os estrangeiros que ainda disputam a classificação estão Guaraní do Paraguai, Independiente, Palestino, Cienciano, Unión Española e o Deportes Iquique.
Os confrontos da repescagem da Sul-Americana acontecerão em julho, com os jogos de ida nos dias 15, 16 e 17, e as partidas de volta entre os dias 22 e 24. O chaveamento será definido de acordo com o desempenho: o melhor segundo colocado enfrentará o pior terceiro vindo da Libertadores, e assim sucessivamente. Os vencedores avançam às oitavas de final, que serão disputadas em agosto, junto aos líderes de grupo.
Confira os jogos dos times brasileiros na Libertadores e Sul-Americana:
Libertadores 2025
Terça-feira, 27 de maio
- São Paulo x Talleres (ARG) – 19h
- Botafogo x Universidad de Chile – 21h30
Quarta-feira, 28 de maio
- Internacional x Bahia – 19h
- Palmeiras x Sporting Cristal (PER) – 21h30
- Flamengo x Deportivo Táchira (VEN) – 21h30
Quinta-feira, 29 de maio
- Racing (ARG) x Fortaleza – 21h30
Sul-Americana 2025
Terça-feira, 27 de maio
- Vasco x Melgar (PER) – 19h
- Huracán (ARG) x Corinthians – 21h30
Quarta-feira, 28 de maio
- Universidad Católica (EQU) x Vitória – 21h30
- Cruzeiro x Unión de Santa Fe (ARG) – 21h30
Quinta-feira, 29 de maio
- Grêmio x Sportivo Luqueño (PAR) – 19h
- Atlético-MG x Cienciano (PER) – 21h30
- Fluminense x Once Caldas (COL) – 21h30
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários