X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Hugo Cibien, piloto capixaba: "Pronto para mais um novo desafio"

Disputando a Stock Series pela 2ª temporada, piloto estará neste final de semana na etapa de Cascavel, no Paraná


Imagem ilustrativa da imagem Hugo Cibien, piloto capixaba: "Pronto para mais um novo desafio"
Hugo Cibien vai correr no Autódromo Internacional Zilmar Beux, no Paraná, neste final de semana e garante que está preparado mais uma etapa |  Foto: Ricardo Saibro

Controlar um carro de corrida a mais de 200km/h não é para qualquer um, mas na vida do piloto capixaba Hugo Cibien, isso é só mais um dia normal de trabalho. Correndo pela segunda temporada consecutiva na Stock Series - categoria de acesso para a principal, ele aperta o acelerador neste sábado (18) e domingo (19), no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel/PR, pela 2ª etapa da competição.

Antes do compromisso, no entanto, Hugo Cibien conversou com A Tribuna sobre seus objetivos nesta temporada, as expectativas para a corrida e muito mais.

Leia mais sobre Esportes

Estreia na Stock Car

"A temporada passada foi de muito aprendizado. O carro é diferente de todos que eu já tinha pilotado. Os carros da Stock Car são mais pesados e tem menos recursos aerodinâmicos. Mas existe uma competitividade muito grande na categoria porque os veículos são iguais para todo mundo.

No ano passado, quando estreei na categoria, tinham muitos pilotos mais experientes, então nós entramos para entender um pouco mais como era trabalhar com o carro, quais eram as reações, o que dava certo ou não. Então foi um ano de muito aprendizado. Agora em 2024 não é tudo novo."

Preparação

"A Stock é uma categoria que você não treina fora do fim de semana da corrida. Ninguém tem acesso ao carro. A gente embarcou depois da corrida de Interlados e só vamos ver o carro em Cascavel.

Nós treinamos em simuladores ou no kart, porque o regulamento realmente proíbe. Então temos o treino livre na sexta (17), que é essencial. Porque sábado (18) já tem uma corrida e no domingo (19) tem mais duas. Então temos que chegar bem preparados fisicamente e mentalmente para tirar o maior proveito possível do treino."

Expectativa para Cascavel

"Cascavel é um circuito muito rápido. Ano passado tivemos problemas para acertar o carro e foi difícil adaptar. Mas esse ano o carro está bom. Na primeira corrida da temporada, em Interlados, o feeling foi bem melhor do que na temporada passada. Então a expectativa para essa corrida é boa.

Vamos fugir da confusão e aproveitar bem o treino livre para acertar o equilíbrio entre o carro e a pista. Lá todas as curvas, exceto uma, são para o lado esquerdo. Além disso, tem a Curva do Bacião, que é uma curva rápida e desgasta bastante. Então os pneus externos sofrem. Então esse equilíbrio é para evitar que aconteça esse desgaste precoce, que pode nos tirar da corrida."

Objetivos na temporada

"Ano passado a gente sabia que seria mais complexo disputar o campeonato. Não sabíamos como seria a dinâmica e estávamos mais preocupados com a adaptação.

Mas a Stock Series é a categoria com a maior premiação do automobilismo brasileiro, são R$ 2,5 milhões em formato de patrocínio para entrar na categoria principal. Então esse ano a gente entrou com o objetivo de disputar o título e ir atrás da premiação."

Frustrações

"Ano passado foi uma temporada de muitos pneus furados, mesmo sem bater em ninguém. Então esse ano estou levando uma santinha dentro do carro para ver se para de furar. Porque é difícil.

Quando a gente entra no carro, se não estivermos 100% bem fisicamente, por exemplo, você vai cansar. Tem gente que fala que o automobilismo não é esporte, que você só fica sentado atrás do volante, mas quem fala isso nunca viu um carro de corrida de perto.

A gente fica lá dentro com o batimento cardíaco sempre entre 110bpm e 120bpm com o veículo desligado. Quando liga, vai para 180bpm ou 190bpm. Além do calor de 60/70 graus dentro do carro, porque o motor fica praticamente dentro da cabine. Então você precisa estar bem para pilotar."

Bastidores

"Às vezes as pessoas veem na TV, mas não entendem como funciona nos bastidores. É pressão o tempo todo. Você tem momentos no olho do furacão. Você está lá sentado esperando para entrar no carro, mas tem que falar com o engenheiro, o telemetrista, tem que dar o feedback sobre o carro, tem que dar atenção para o público e para os patrocinadores, mas não pode desfocar. São vários fatores que podem te fazer desconcentrar.

Alguns pilotos não faziam sala, como o Kimi Räikkönen, que ficou famoso por isso. Mas a gente precisa dar essa atenção, sem o público não tem esporte, sem o patrocinador, não tem o carro."

Perfil

Nome: Hugo Cibien

Onde nasceu: Vila Velha

Profissão: Piloto

Categoria: Stock Series

Equipe: W2 Racing/Pro GP

2ª Etapa da Stock Series

Local: Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR);

Data: Sábado (18), às 12h35, e domingo (19), às 9h35 e 10h15;

Onde assistir: Redes sociais da Stock Car.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: