Flamengo recebe o Palestino e busca vitória para retomar confiança na Libertadores
Empate e atuação ruim na estreia deixaram gosto amargo para os torcedores, que esperam postura diferente no Maracanã
Escute essa reportagem
Virada a chave após o título do Campeonato Carioca de maneira invicta, o Flamengo terá no Palestinno/CHI, nesta quarta-feira (10), no Maracanã, às 21h30, um adversário também de nível consideravelmente inferior, como era o Nova Iguaçu, mas com um clima diferente da partida do último domingo (07), já que precisa da vitória para superar o empate na estreia da Libertadores.
Além do time como um todo, essa também será uma oportunidade e tanto para outro personagem apagar o desempenho ruim contra o Millonários: o volante Pulgar.
Contra o clube do seu país de origem, o volante, que tem se destacado positivamente desde o ano passado, terá a chance de dar a volta por cima na competição, considerada a principal dentro do calendário do rubro-negro, após ser o responsável direto pelo gol de empate sofrido em Bogotá, com a perda da bola e o erro na marcação.
Contratado em 2022 com o aval de Dorival Júnior, Pulgar fez parte do elenco que foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil.
No entanto, sem espaço num meio que tinha João Gomes e Thiago Maia, o volante fez apenas oito partidas naquele ano, com apenas 38 minutos no torneio sul-americano vencido pelo rubro-negro.
Agora, com a titularidade mais que assegurada no time de Tite, 2024 pode ser o ano da afirmação do atleta na história do clube - no Carioca, Pulgar foi destaque e eleito o melhor volante.
Além disso, contra o Palestino-CHI, Pulgar poderá também mostrar serviço contra um clube do seu país. Frequentemente convocado para a seleção chilena, o meio-campista ficou de fora dos amistosos do Chile em março, já que se recuperava de desgaste muscular. Em 2023, o volante foi titular nos sete jogos que fez pela Roja, com uma assistência.
Antes de chegar ao Flamengo, Pulgar passou oito temporadas no futebol europeu, sendo sete na Itália, onde se destacou no Bologna e na Fiorentina, e outra no Galatasaray. Revelado pelo Antofagasta-CHI, time que tem o mesmo nome de sua cidade natal, localizada ao norte do Chile, o meio-campista atuou no futebol do país por quatro anos, de 2012 a 2015.
Na segunda temporada como titular no rubro-negro, o jogador é peça fundamental no esquema tático de Tite, tanto na construção das jogadas, como também na pressão defensiva ainda no campo de ataque. Em 64 partidas pelo clube, são dois gols e seis assistências, sendo uma em 2024.
Prováveis escalações
Flamengo
Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e A. Lucas (M. Viña); Erick Pulgar, De La Cruz e Arrascaeta; L.Araújo, E. Cebolinha e Pedro.
Técnico: Tite
Palestino
Cesar Rigamont; Benjamín Rojas, Antonio Ceza, Cristian Suárez e Dilan Zúñiga; Nicolás Linares, Fernando Cornejo, Misael Dávila e Bryan Carrasco; Jhonatan Benítez e Gonzalo Sosa.
Técnico: Pablo Sanchez
Estádio: Maracanã
Horário: 21h30
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Comentários