Real Noroeste lidera o ranking da CBF no ES
Nova Venécia e Vitória completam o top-3 dos times mais bem ranqueados do Espírito Santo nas colocações nacionais
Escute essa reportagem
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atualizou, na última sexta-feira (13), o ranking nacional dos clubes para 2025. Entre as 238 equipes ranqueadas, o Espírito Santo aparece representado por seis times, com o Real Noroeste liderando como o melhor clube capixaba. A equipe subiu da 84ª para a 78ª posição, acumulando 1.068 pontos.
A equipe de Águia Branca, há seis anos comandada por Duzinho Reis, se consolidou como destaque estadual devido ao bom desempenho nas competições da CBF entre 2020 e 2024, alcançando fases importantes como a segunda etapa da Copa do Brasil e os mata-matas da Série D em várias temporadas.
Outro destaque no ranking foi a troca de posições entre Vitória e Nova Venécia. Graças à participação na Copa do Brasil deste ano, o time do Noroeste do Estado passou a ocupar o segundo lugar entre os capixabas (128º no geral), empurrando o Alvianil para o terceiro lugar (136º). O Serra aparece logo atrás, na quarta colocação (153º), após disputar a Série D em 2024.
Os xarás Rio Branco enfrentaram quedas significativas. O Capa-Preta, mesmo com uma temporada estadual de sucesso, despencou 23 posições no ranking nacional, saindo da 163ª para a 186ª posição, devido à ausência em torneios organizados pela CBF. Já o Brancão Polenteiro também perdeu espaço e caiu na classificação, para o 202º lugar.
FUNCIONAMENTO
De acordo com a CBF, o ranking é calculado com base no desempenho dos clubes em competições realizadas nos últimos cinco anos (2019 a 2023). Para definir a pontuação, os resultados de cada temporada recebem pesos específicos: o ano mais recente tem maior influência, com os pontos multiplicados por cinco, enquanto o mais antigo tem peso reduzido, equivalente a um.
Em 2025, os clubes capixabas que terão competições de calendário nacional são Rio Branco (Série D, Copa do Brasil e Copa Verde), Porto Vitória (Série D), Rio Branco de Venda Nova (Copa do Brasil) e Vitória (Copa Verde). Todos estes também disputarão o Capixabão e a Copa Espírito Santo.
Comentários