Prêmio Melhores do Esporte: noite de festa para os atletas capixabas
Quase 40 modalidades esportivas foram premiadas no evento, que contou com a presença de diversas autoridades
A noite de ontem foi de festa para diversos atletas do Espírito Santo, que foram homenageados no “Prêmio Melhores do Esporte”. A solenidade aconteceu em um cerimonial no bairro Jardim Camburi, em Vitória.
Foram 41 atletas premiados dentre 39 modalidades, que foram divididas entre desporto e paradesporto.
A cerimônia contou com diversas autoridades, como o governador Renato Casagrande, o vice-governador Ricardo Ferraço, e o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, entre outros.
O Prêmio começou com homenagens para os atletas e ex-atletas que fazem parte da Calçada da Fama da Sesport. Frank Brown, Richarlison, Fábio Luiz e Pierre foram alguns dos agraciados com um troféu.
Na sequência, os vencedores de melhor do ano em 39 modalidades foram sendo chamados e premiados. E para finalizar, também foram divulgados os resultados das categorias de atleta do ano de desporto e de paradesporto.
Eleita a melhor atleta no Desporto, a ginasta Sofia Madeira não pode comparecer e foi representada pela sua mãe, Keila Madeira.
Outra atleta que não esteve presente na cerimônia foi Mariana Gesteira, vencedora na categoria paradesporto e também na natação paralímpica, por conta da recuperação de uma cirurgia no ombro. Sua esposa, Isabela Vergani, destacou a importância do prêmio para o prosseguimento da carreira dela.
“Esse prêmio é a personificação desse momento de glória, do maior momento da Mariana em toda a sua carreira”, disse Isabela.
O mesa-tenista Leandro Rossini, de 31 anos, que é paulista radicado no Espírito Santo há 16 anos, comemorou o seu octacampeonato capixaba e também ter sido eleito o melhor do Estado em 2025.
“Pra mim é muito bom, ainda mais num esporte que não é tão reconhecido. É importante porque eu me esforço muito por esse esporte e é um incentivo pra gente continuar treinando”, disse.
Casagrande exalta legado
O governador Renato Casagrande era um dos mais empolgados na premiação dos Melhores do Esporte. Novamente exaltando a sua conquista da “Categoria Governador”, o chefe do executivo recebeu um troféu e fez questão de ressaltar o legado que o seu governo deixa em relação ao esporte.
“Isso para nós é um reconhecimento da importância do esporte na vida das pessoas, na qualidade de vida das pessoas. Então este é o legado, é mostrar que o governo do estado, que a administração pública deve e precisa considerar que o investimento no esporte é um investimento na saúde, na qualidade de vida, na formação do caráter das pessoas”, afirmou Casagrande.
Além do apoio ao esporte amador, por meio dos diversos programas desenvolvidos pela Sesport, a secretaria também dá “a maior força” para o desporto de alto-rendimento, seja por meio dos equipamentos públicos como ginásios e quadras, quanto programas de aceleração de desempenho, como a Lei de Incentivo ao Esporte, o Voe Atleta e o Vai Atleta, entre outros.
O secretário estadual de esportes, José Carlos Nunes, destacou a importância do evento. “O objetivo é reconhecer, valorizar e, também dar visibilidade àqueles atletas que muito nos representaram no ano de 2025”, disse Nunes.
Os Premiados
Atletas do Ano
Categoria Desporto
Vencedora: Sofia Madeira Pereira (ginástica rítmica)
Categoria Paradesporto
Vencedora : Mariana Gesteira Ribeiro (natação paraolímpica)
VENCEDORES
- Atletismo - Josué Alves Menezes
- Basquete - Juan Gama
- Basquete em cadeira de rodas - Paola Klokle
- Bodyboard - Maíra Viana
- Boxe - Leonardo Negreli
- Brazilian Grapling - Lorenzo Moura
- Ciclismo - Nara Faria
- Fisiculturismo - Larissa Gonçalves
- Full-Contact - Douglas Rossini
- Futsal - Estevão Santana
- Ginástica Rítmica - Sofia Madeira
- Handebol - Rafaela Damasceno
- Jiu-Jitsu - Sthefany Carvalho
- Judô - Marcelo Segantine
- Karatê - Claudina Aguiar
- Kickboxing - Dênis de Souza
- Motociclismo - Késsia Tristão
- Muay Thai - Lucas Neves
- Natação - Matheus Ngone
- Natação paralímpica - Mariana Gesteira
- Paraciclismo - Bruno Freitas
- Parajiu-jitsu - Wesley Silva
- Paratriatlon - Érica Rodrigues
- Pesca - Frederick Martins
- Remo adaptado - Keisy Bonine
- Remo de Praia - Vangelys Pereira
- Rugby em cadeira de rodas - Gabriel Feitosa
- Surfe - Kalleb Henrique
- Para surfe - Aline Lopes
- Taekwondo - Fillipe Almeida
- Tênis de Mesa - Leandro Rossini
- Tiro com Arco - Clarice Cestari
- Tiro com Arco Paralímpico - Nelson Santos
- Tiro Prático - Carlos Eduardo Aguiar
- Triathlon - Isabela Chein
- Vela - Lívia Tavares
- Vôlei de Praia - Thâmela Coradelo
- Wrestling - Enzo Pegoretti
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários