X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Capixaba

Carateca capixaba é campeã mundial em competição escolar

Helen Tabagiba conquistou duas medalhas de ouro na Gymnasiade - maior campeonato escolar do mundo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Carateca capixaba é campeã mundial em competição escolar
A carateca Helen conquistou duas medalhas de ouro no torneio |  Foto: Divulgação

A carateca capixaba Helen Tabagiba, de 14 anos, conquistou duas medalhas de ouro na Gymnasiade - maior competição escolar do mundo -, que está acontecendo no Rio de Janeiro.

Helen ganhou o ouro na categoria kata individual e kata por equipe, trazendo dois títulos mundiais para o Estado. Em 2022, a atleta foi campeã brasileira escolas nos Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs) e campeã brasileira de karatê CBK, conquistando quatro medalhas de ouro. Ao todo, a capixaba já conquistou nove títulos estaduais, três brasileiros, dois brasileiros escolares e dois jogos estudantis brasileiros.

A mãe da atleta, Sabrina Tatagiba, conta que Helen treinou bastante para essa conquista, sem deixar os estudos na escola EMEF Irmã Dulce, na Serra.

“Mesmo sem patrocínio e apoio, Helen nunca deixou de treinar e se dedicar ao esporte, sempre aliado aos estudos. Ela estuda pela manhã, no fim da tarde ajuda a dar aula para as crianças na academia de karatê Team Aguiar e, em alguns dias, treina à noite até 21h30 e só chega em casa 22h. Esse mundial foi um grande acontecimento na vida dela, estamos muito felizes.  Este ano, ela já foi classificada para o Brasileiro e vai participar do JEBs novamente. Estamos confiantes que vêm mais medalhas por aí”, destacou Sabrina.

O presidente da Federação Capixaba de Desporto Escolar, Lidimar Marquez, ressalta a importância dos títulos para a atleta e para o estado. “Ter atletas, como a Helen, conquistando títulos mundiais reforça que o Espírito Santo tem ótimos talentos. Precisamos apoiá-los para que consigamos contribuir com o futuro de ainda mais jovens capixabas”, finalizou ele.

Gymnasiade

A Gymnasiade - conhecida também como a Olimpíada do Desporto Escolar -, termina neste sábado (26), e reúne mais de 2 mil atletas da categoria sub-15, de 46 países de todos os continentes. O evento é realizado pela federação internacional de esporte escolar - ISF - e organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

A maior delegação é a do Brasil, com 404 membros, sendo 323 estudantes atletas -161 mulheres e 162 homens.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: