Capixabas representam o Brasil no Mundial de ginástica rítmica, no Rio de Janeiro
Geovanna Santos e Sofia Madeira competem pela seleção no individual e na equipe de conjunto, respectivamente, de olho nas Olimpíadas de Paris em 2028
Escute essa reportagem

O Espírito Santo tem duas representantes no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, que teve início nesta quarta-feira (20), na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. A atleta Geovanna Santos defende o Brasil na disputa individual. Já Sofia Madeira integra a equipe brasileira de conjunto.
Desde o início do ciclo olímpico 2028, Geovanna Santos vem em ritmo acelerado de competições e conquistas. Em junho, brilhou no Campeonato Pan-Americano de Assunção, no Paraguai, com duas medalhas de prata e dois bronzes, além de conquistar o vice-campeonato brasileiro no individual Elite, realizado no Rio de Janeiro.
Esse será o terceiro Mundial da carreira de Geovanna. Ela estreou na competição em 2022, no individual, voltou a competir em 2023 no pré-olímpico e, agora, disputa a edição do Rio de Janeiro em busca de sua primeira final individual no torneio. A ginasta viaja acompanhada da treinadora e também capixaba Gizela Batista.
“É o primeiro Campeonato Mundial da américa, todos estão esperando um grande evento. Batalhamos o ano inteiro para essa vaga, conquistamos e vamos representar o nosso Estado e o nosso Brasil em um campeonato de grande patamar como esse. Estamos buscando nossa primeira final no individual geral do Mundial e vamos dar o nosso melhor”, afirmou Geovanna Santos.
Ao lado das colegas de seleção, Sofia Madeira também já está em ritmo de Mundial. No último sábado (09), o conjunto realizou um treino aberto na Arena Carioca 1, que recebe as disputas do Mundial.
Provas
As primeiras provas do Mundial foram as individuais, com início na quarta-feira (20). As medalhas estão sendo definidas nesta sexta-feira (22), no individual geral, e no domingo (24), serão definidas as medalhas das finais por aparelhos.
No conjunto, as ginastas se apresentam nos dois últimos dias da competição. No sábado (23), acontecem as classificatórias das provas de cinco fitas e três bolas/dois arcos, cujas notas somadas definirão as medalhistas da competição geral. Já no domingo (24), a partir das 12h50, serão disputadas as finais por aparelhos.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários