Capixaba leva o bronze na França
Luciano Secchin comanda equipe +Bravíssimo e conquista o 3º lugar na regata francesa Les Voiles de Saint-Tropez
Escute essa reportagem

Um grupo de velejadores, liderado pelo capixaba Luciano Secchin, conquistou o terceiro lugar na 25ª edição da regata Les Voiles de Saint-Tropez, na França, competindo a bordo do barco Blue Carbon. Essa competição, que começou no dia 29 de setembro e foi até o último domingo, é uma das mais tradicionais do mundo da vela.
A equipe +Bravíssimo, do Iate Clube do Espírito Santo (Ices), que incluía outros brasileiros e velejadores de outras nacionalidades, foi a única representante da América do Sul e se destacou em uma disputa acirrada, enfrentando barcos modernos e competidores experientes.
Entre eles, estavam o príncipe herdeiro da Dinamarca, Frederico, que alugou o barco Nanoq, que é pentacampeão da competição. A embarcação dinamarquesa, inclusive, ficou em primeiro lugar na disputa, enquanto a prata foi para o barco italiano Lisa R.
Luciano Secchin expressou sua satisfação com o resultado, dizendo que a equipe foi melhor do que o esperado.
“Nossa tripulação superou nossas expectativas. Não imaginávamos um desempenho tão positivo”, comentou.
“Tivemos chances reais de ganhar o campeonato. Entramos no último dia ainda com possibilidades, mas o Nanoq, barco alugado pelo Rei Frederico da Dinamarca, venceu. Ele é simplesmente pentacampeão em Saint-Tropez e, no último dia, venceu a regata, garantindo o título”, relatou Secchin.
Fabiano Pereira, comodoro do Iate Clube do Espírito Santo, também celebrou.
“Esse desempenho é motivo de grande satisfação para o esporte brasileiro. Parabenizo todos os velejadores pela performance exemplar, que demonstraram talento e dedicação ao representar o Brasil em uma competição de altíssimo nível. É uma honra ver nosso país tão bem representado no cenário internacional da vela”, afirmou.
“A vitória deste barco, composto por um atleta capixaba, é mais um capítulo de sucesso na história do Ices, que continua a inspirar e elevar o esporte da vela no Brasil e além”, prosseguiu Fabiano.
Os velejadores do Blue Carbon agora devem participar de outras regatas importantes neste mês de outubro, como a Ilha dos Arvoredos, que acontece hoje e tem percurso de 17 milhas (cerca de 30km), e a 74ª edição da tradicional Santos-Rio, que ocorrerá entre os dias 25 e 27 (360 km).
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários