Campeão volta em grande estilo: a vitória de Yamaghuchi Falcão
Yamaguchi Falcão vence a luta principal da Copa Touro Moreno e celebra o recomeço da carreira com casa cheia e homenagem ao pai
Escute essa reportagem

“O campeão voltou!” A frase, dita para celebrar times de futebol, esporte mais popular no País, cabe para o retorno do medalhista Olímpico Yamaguchi Falcão, 37 anos, ao boxe profissional. Medalha de bronze em Londres 2012, com o irmão Esquiva Falcão, que conquistou a prata, Yamaguchi participou da luta principal da Copa Touro Moreno, na Matrix Music Hall, em Cariacica, na noite do último sábado.
O evento também teve lutas amadoras e celebrou os 87 anos de Adegard Câmara Florentino, o Touro Moreno, pai dos atletas, e que foi comemorado no domingo.
Com direito a bolo, parabéns no ringue, a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, e do secretário de Esporte do Espírito Santo, José Carlos Nunes, na abertura, o evento tem grandes chances de entrar no calendário oficial do Estado.
“O Estado vê o Esporte como política pública, o esporte traz o caminho certo para as pessoas”, afirmou Casagrande.
Yamaguchi venceu o baiano Sergio Dantas em uma luta que levantou o público, que lotou a casa de eventos. “Hoje (sábado) eu consegui matar a saudade do ringue, que é a minha casa, é o meu lugar. Falta muita coisa na minha carreira ainda e uma delas é o cinturão mundial. E hoje para mim está sendo um novo começo. Vou buscar o que eu quero, o cinturão.”
Com o resultado de sábado, o boxeador soma 31 lutas no boxe profissional, com 28 vitórias, 2 derrotas e 1 empate.
Touro Moreno, também comemerou. “Estou muito feliz e agradecido por tudo”, afirmou.
O presidente da Associação de Box do Espírito Santo, Ronaldo Ribeiro definiu as lutas como “eletrizantes”. “Estou muito feliz, pois depois de tanto trabalho, conseguimos realizar a Copa Touro Moreno. Foi um espetáculo, só com lutas eletrizantes”.
Ele agradeceu os apoiadores. “Agradecemos a todos que vieram, a todos que nos apoiaram e obrigado ao governador, pelo apoio ao Esporte, ao boxe do nosso Estado”.
O boxeador Ronald Ribeiro, filho de Ronaldo, venceu em sua primeira luta profissional.
Resultados das lutas
Amadoras
1 – Vitor Hugo (Nunes Tem) x Davi Bettcher (R- Boxe) 57 kg. Vencedor: Vitor Hugo.
2 – Gabriel Silva (Antônio Boxe Tem) x Henrique Quebra Ossos (Monkilla Team) 65 kg. Vencedor: Henrique.
3 – Quemoel Borges (R-Boxe VV) x Gutierrez Gomes (R-Boxe Vix) 75 kg. Vendedor: Quemoel.
Profissionais
1 – Anderson dos Santos (BA) x Pablo Maia Suricato (ES) 63,5kg. 4 rounds de 3x1 . Vencedor: Suricato.
2 – Wellington dos Santos (BA) x Ronald Ribeiro (ES) 57,200 kg. 4 rounds de 3 x 1. Vencedor: Ronald.
3 – Alexandre Tyson (RJ) x Luciano Falcão (ES) 90,700 kg. 8 rounds de 3 x 1. Vencedor: Luciano.
4 – Sergio Dantas (BA) x Yamaguchi Falcão (ES) 82 kg Peso combinado. Vencedor: Yamaguchi
Popó participa da homenagem e se emociona em discurso
O tetracampeão mundial de boxe, Acelino Freitas, o Popó, participou da homenagem a Touro Moreno e assistiu o retorno do campeão olímpico Yamaguchi Falcão aos ringues.
Ele conversou com os lutadores no vestiário, viu as lutas profissionais ao lado de Touro Moreno, comemorou com o ex-pugilista no ringue e foi tietado pelo público. Popó ainda se emocionou, durante seu discurso, ao lembrar de sua trajetória até se tornar um ícone do esporte.
O tetracampeão destacou as medalhas olímpicas que os irmãos Yamaguchi e Esquiva Falcão trouxeram para o Espírito Santo, tornando o Estado destaque nem nível nacional e mundial.
“Aqui neste Estado tem dois medalhistas olímpicos, prata e bronze, e precisa de reconhecimento. A gente vê o Yamaguchi hoje, trabalhando de Uber, não é que seja ruim, mas o Estado tem que ajudar porque ele é o nosso campeão, nosso medalhista”, afirmou Popó.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários