Atletas de canoa havaiana do ES conquistam pódio em São Paulo
Grupo de 12 mulheres ficou em terceiro lugar na prova, que percorre 90 km no litoral de São Paulo, no maior desafio da modalidade no País
Um grupo de 12 mulheres capixabas, todas residentes na Grande Vitória, conquistou um feito inédito para a canoagem do Espírito Santo.
As atletas conquistaram o terceiro lugar na emblemática Volta de Ilhabela, ou simplesmente VIBE, considerado o maior desafio do Va’a (canoa havaiana) do Brasil em distância, e que ocorre todo ano em Ilhabela, litoral de São Paulo.
São 90km em torno da ilha, reconhecida pelo modo de vida fortemente ligado à cultura oceânica. Em 2026, a VIBE completará dez anos de existência.
As atletas capixabas na disputa foram: Milena Gotardo, Shirley Guimarães, Juliana Tovar, Cristina Rezende, Helena Batista, Camila Laranjeira, Manaíra Medeiros, Luciene Lage, Ludmila Aguiar, Raquel Cola, Lorena Roncetti e Marta Moreira.
As 12 mulheres foram divididas em dois times de seis (Mahina Open Feminino A e B), e ao longo do percurso de 90 km, se revezavam a cada 20 minutos entre a canoa e o barco de apoio - peça fundamental e obrigatória para quem participa da VIBE.
Enquanto seis estavam na canoa, remando, as outras seis estavam no barco de apoio, acompanhando, incentivando e apoiando as companheiras de equipe, enquanto aguardavam o momento de assumirem a canoa e poder se desafiar um pouco mais num novo “bloco” de remadas.
“Foram quatro meses de preparação com treinos quase diários. Conquistar esse feito foi possível à base de muito treino, de dedicação e comprometimento das componentes da equipe”, disse o treinador da equipe de Va’a, Robert Almeida, da Mahina Paddle Club.
Foram 51 equipes inscritas, num recorde de inscrições com 550 atletas, mas como as condições eram bem duras e pouco favoráveis, houve muitas desistências, com pessoas passando mal dentro do barco de apoio.
Foi um grande desafio e pratica mente todas as mulheres que participaram dessa prova estavam participando pela primeira vez.
A tradicional Volta de Ilhabela encerrou a temporada 2025 da modalidade canoa havaiana no País.
A advogada Milena Gotardo, de 36 anos, vibrou com o resultado.
“Eu remo há 4 anos e essa, sem dúvida, foi a maior experiência que já vivi em competições de canoa. Mais do que força e preparo físico, a prova me exigiu concentração e psicológico. Tive a sorte de estar com 11 mulheres incríveis e nosso treinador, Robert, que desde o primeiro momento apoiou essa ideia.”, afirmou.
Os números
90 km de distância
12 mulheres capixabas
10 anos a Volta de Ilhabela completará em 2026
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários