Após título da Copa ES, Vitória quer o acesso à Série C do Brasileirão em 2026
Delegação Alvianil comemora título com desfile pela cidade, homenagens na prefeitura e churrasco na sede do clube
Escute essa reportagem

Após conquistar o pentacampeonato da Copa Espírito Santo, o clima do Vitória é de festa. Ontem, a programação foi recheada. Pela manhã, a delegação Alvianil desfilou pelos bairros da capital capixaba no carro do Corpo de Bombeiros. À tarde, o elenco recebeu homenagens na sede da prefeitura e, depois, seguiram para um churrasco de comemoração no clube, em Bento Ferreira.
Finalizada as celebrações, o Vitória já volta suas atenções para a próxima temporada. Com calendário cheio pela frente, o time terá em 2026 o desafio da Série D do Campeonato Brasileiro e a expectativa de finalmente disputar partidas decisivas no estádio Salvador Costa, que passou por reformas e terpa mais melhorias ainda este ano.
A montagem do elenco e a manutenção da comissão técnica devem começar nos próximos dias. Segundo o presidente do conselho deliberativo e diretor financeiro Antônio Perovano, os jogadores com contrato vigente seguirão no clube, e os atletas com vínculo se encerrando começarão a ser procurados já nesta semana, assim como os membros da comissão.
A preparação para a temporada 2026 já tem cronograma definido. As atividades devem ser retomadas no final de novembro, após reformas estruturais no Salvador Costa.
“Vamos dar uma parada depois do dia 31, quando teremos um evento nas comunidades. Em setembro, começamos a mexer no gramado e vamos agilizar a construção da terceira etapa das arquibancadas. A meta é entregar tudo pronto até novembro e iniciar os trabalhos visando 2026”, prevê Perovano.
Um dos grandes trunfos para o próximo ano é justamente o estádio, que, com mais de cinco mil lugares de capacidade, passará a receber partidas decisivas do clube Com a participação garantida na Série D, o Vitória terá um calendário nacional pela frente. E o objetivo é ousado: buscar o acesso à Série C.
“Futebol não é uma ciência exata, mas vamos montar um time competitivo para buscar esse acesso tão almejado. Tem outros clubes da capital também tentando, por isso precisamos ser fortes”, seguiu Perovano.
A conquista do título da Copa ES coroou a campanha quase perfeita do Vitória, que teve o melhor aproveitamento em todas as fases.
“Deus nos presenteou com o título”, diz treinador do Vitória
Campeão da Copa ES com o Vitória, o técnico Rafael Soriano foi contratado pelo Alvianil no dia 30 de janeiro deste ano. Antes, dirigia o Nacional/PB no campeonato local. Ele conta sobre um momento de fé que o fez aceitar a proposta do clube capixaba.
“No dia 29 de janeiro, eu estava na Paraíba, muito desanimado, e pedi a Deus uma direção — até mesmo pra saber se eu devia desistir da minha carreira. A gente enfrentava muitas dificuldades por lá. Entrei numa igreja por volta das 10 horas da manhã e fiz um propósito com Deus, pedindo que Ele me mostrasse se era pra eu parar ali. E, se fosse pra eu continuar, que Ele abrisse uma porta em um lugar onde eu pudesse ser feliz e campeão”, disse.
“Na saída da igreja, recebi a ligação do Vitória. É impressionante. Eu não quis nem ouvir sobre salário, não quis saber de nada. A gente acertou tudo em 30 segundos. Quando recebi o convite, eu disse: ‘Tá fechado. Amanhã estou aí’. Porque eu tinha certeza. Deus nos presenteou com esse título. Tenho certeza disso”, finalizou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários