De La Cruz reage à conversa vazada e vira assunto ironizado por Marcos Braz
Sem citar diretamente o episódio, De La Cruz usou as redes sociais para publicar uma frase sugestiva
Escute essa reportagem

Nicolás De La Cruz se pronunciou publicamente nesta terça-feira após a repercussão de mensagens atribuídas a José Luiz Runco, chefe do departamento médico do Flamengo, que indicavam uma suposta lesão crônica no joelho do meia uruguaio. A declaração, feita em um grupo de WhatsApp com dirigentes e ex-dirigentes rubro-negros, foi rapidamente compartilhada nas redes sociais e gerou reação do estafe do jogador.
Sem citar diretamente o episódio, De La Cruz usou as redes sociais para publicar uma frase sugestiva: “Nunca deixe que ninguém te diga que não pode fazer algo.” A postagem foi interpretada como resposta às críticas sobre sua condição física e recebeu apoio de companheiros de elenco. Arrascaeta, também uruguaio e companheiro de De La Cruz no clube e na seleção, replicou o conteúdo com a mensagem: “Se trata de cuidar dos nossos. Simples assim.”
Diante da repercussão, o Flamengo emitiu uma nota oficial afirmando que não comentaria declarações retiradas de “conversas privadas e pessoais”, e criticou a forma que o conteúdo foi divulgado.
“O Flamengo não comentará declarações extraídas de conversas privadas e pessoais, normalmente fora de contexto e, em alguns casos, obtidas por meio de condutas criminosas – sejam elas verdadeiras ou não. O clube segue focado em seus objetivos esportivos neste segundo semestre, mantendo o compromisso com um ambiente profissional e responsável”, informou o comunicado.
Os representantes de De La Cruz também se manifestaram com firmeza e classificaram a postura do médico como “inadequada e antiética”. Em nota divulgada pelo ge, afirmaram que irão procurar o clube para esclarecer se o posicionamento reflete uma opinião de Runco ou se tem respaldo institucional. “Em seguida, avaliaremos as medidas cabíveis”, completaram.
O estafe do jogador também apresentou números para rebater qualquer ideia de limitação física. Segundo os representantes, De La Cruz disputou 49 partidas na temporada passada, entre Flamengo e seleção uruguaia, o que equivale a uma média compatível com a dos principais nomes do elenco. “Se vamos falar de capacidade para atuar em futebol competitivo, vamos trazer à luz esses dados. Não são opiniões, são fatos. E contra fatos, não há argumentos”, afirmaram.
Ex-vice do Flamengo ironiza caso de De La Cruz: ‘Se eu me pronunciasse...’
De La Cruz está fora da partida desta quarta-feira contra o Red Bull Bragantino, às 21h30, em Bragança Paulista, pela 18ª rodada do Brasileirão. O jogador sente dores no joelho direito e será desfalque pelo segundo jogo consecutivo.
Em 2025, ele já atuou em 20 partidas e soma três títulos desde que chegou ao Flamengo, contratado junto ao River Plate por cerca de R$ 100 milhões. Na época, ele foi aprovado pelo então gerente de saúde do clube, Marcio Tannure.
O profissional, contudo, foi demitido pela atual gestão. Ao sair do clube, Tannure criticou as mudanças promovidas pelo presidente Bap. "O cara (Bap) diz que vem profissionalizar e traz só pessoas que estavam aposentadas, há mais de 10 anos fora do mercado. Você manda (embora) todos os funcionários que você investiu, que você educou, perdeu tempo desenvolvendo eles, paga a rescisão para eles todos, mais de 60, para jogar eles no mercado para os outros clubes", disse ao Charla Podcast.
Marcelo Braz, ex-vice de futebol do Flamengo, evitou comentar o assunto ao ser questionado nesta terça-feira, mas ironizou. Hoje executivo de futebol do Remo, Braz disse que não responderia em respeito ao atual clube.
“Eu queria muito responder essa pergunta, mas em respeito ao Remo e a torcida do Remo, eu não vou me pronunciar. Mas, com certeza, se eu me pronunciasse, nós dois iríamos estar estampados em todos os órgãos (de imprensa) do País. Mas em respeito... com certeza, com certeza, está aqui (aponta para a boca), mas em respeito ao Remo e sua torcida e a diretoria do Remo, eu não vou falar sobre o assunto, mas tá aqui!“, disse.
O duelo entre Flamengo e Red Bull Bragantino é um confronto direto na parte de cima da tabela. Os cariocas estão no segundo lugar, com 30 pontos, três atrás do líder Cruzeiro e três de vantagem dos adversários desta quarta-feira.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários