Quem são as seleções favoritas na Copa Africana de Nações?
As 24 melhores seleções do continente lutam pelo título que será decidido no dia 18 de janeiro
A Copa Africana de Nações terá início neste domingo (21). As 24 melhores seleções do continente lutam pelo título que será decidido no dia 18 de janeiro.
A TV Tribuna/Band vai exibir 15 partidas, incluindo a abertura oficial do torneio, neste domingo, no confronto entre o anfitrião Marrocos e a seleção de Comores, a partir das 16h (horário de Brasília).
Os donos da casa, que fazem parte do grupo do Brasil na Copa do Mundo 2026, são uma das principais forças do torneio. No entanto, os marroquinos não devem ter vida fácil na busca pelo bicampeonato.
Dessa forma, o jornal A Tribuna separou uma lista dos favoritos ao título.
Conheça as seleções favoritas
Argélia
A Argélia voltou aos holofotes após se classificar para a Copa do Mundo de 2026. Uma das seleções mais fortes e tradicionais da África, viveu anos difíceis no futebol, com quedas na fase de grupos das duas últimas Copas Africanas de Nações e sem disputar a Copa do Mundo de 2022.
Com um trabalho sólido do técnico Vladimir Petkovic, o talento de Riyad Mahrez (foto) e o bom momento de Mohamed Amoura, os argelinos surgem como um dos favoritos a vencer o campeonato.
Costa do Marfim
Atual campeã do torneio, a Costa do Marfim se classificou para o Mundial e não sofreu nenhum gol no caminho. Apesar de não ter a badalação de outras edições, é uma equipe pragmática e bem treinada por Emerse Faé, que surge como forte candidata ao título.
A liderança de Evan N’Dicka, da Roma, a qualidade de Sebastian Haller (foto), do Utrecht, e o físico de Franck Kessié, do Al-Ahli, podem fazer a diferença na campanha dos marfinenses.
Egito
Ainda sonhando com seu primeiro título desde 2010, quando conquistaram três Copas Africanas de Nações seguidas, o Egito, comandado por Hossam Hassan, é um dos favoritos a vencer o campeonato.
Mohamed Salah (foto), um dos maiores ídolos do Egito e do Liverpool, chega à competição em meio a turbulências em seu clube e uma possível saída dos Reds. Desta vez, no entanto, ele conta com o talento de Omar Marmoush, do Manchester City, e Mostafa Mohamed, do Nantes, para vencer o torneio.
Marrocos
Possivelmente o grande favorito a erguer a taça, o país-sede do torneio vive grande fase, com uma campanha histórica de semifinal na Copa do Mundo de 2022 e a classificação para a Copa do Mundo de 2026.
Achraf Hakimi (foto), do PSG, Bono, do Al-Hilal, Yassine En-Nesyri, do Fenerbahce, e Brahim Díaz, do Real Madrid, são algumas estrelas da seleção marroquina. Com elenco comandado por Walid Regragui, os marroquinos podem levantar o troféu em casa ao lado de seus torcedores.
Nigéria
Com um ataque forte liderado por Victor Osimhen (foto), do Galatasaray, e Ademola Lookman, da Atalanta, os nigerianos chegam com um dos ataques mais fortes da Copa Africana de Nações.
Além dos dois craques, a Nigéria também conta com a liderança no meio-campo de Wilfred Ndidi, do Besiktas, e a velocidade de Samuel Chukwueze, do Fulham. O time comandado por Eric Chelle chega no torneio como um dos favoritos.
Senegal
A seleção comandada por Pepe Thiaw chega ao torneio como uma das favoritas a erguer o troféu. Com estilo de jogo ofensivo, os senegaleses buscam repetir a conquista do título do torneio de 2021/22, o único do país até então.
Com esse objetivo em mente, a equipe conta com as habilidades de diferentes estrelas, como Iliman Ndiaye, do Everton, Kalidou Koulibaly (foto), do Al-Hilal, Nicolas Jackson, do Bayern de Munique, e Sadio Mané, do Al-Nassr.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários