X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Como Raphinha se tornou o melhor brasileiro do mundo e candidato à Bola de Ouro

Com pouco mais de metade da temporada disputada, o atacante já soma 22 gols e 11 assistências em 30 partidas pelo Barcelona


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Como Raphinha se tornou o melhor brasileiro do mundo e candidato à Bola de Ouro
Raphinha alcançou um patamar superior nas prateleiras do futebol mundial nesta temporada |  Foto: Reprodução/Instagram/fcbarcelona

Figurinha carimbada na seleção brasileira desde 2021, quando ainda atuava pelo Leeds, da Inglaterra, Raphinha não é nenhuma novidade. Por que, então, o atleta de 28 anos tem chamado tanta atenção agora, a ponto de ser apontado como o melhor jogador do País na atualidade e candidato à Bola de Ouro de melhor jogador do mundo?

O brasileiro Raphinha definitivamente alcançou um patamar superior nas prateleiras do futebol mundial nesta temporada: se já era uma peça importante no Barcelona desde que chegou à Espanha, no meio de 2022, a partir de 2024 ele conquistou com seu ótimo desempenho o papel de protagonista da equipe catalã.

No primeiro ano no Barcelona, o reforço de 58 milhões de euros (cerca de R$ 316 milhões à cotação da época) somou 2.925 minutos em campo ao longo de 50 jogos pelo novo time, com dez gols e 12 assistências anotados. Sagrou-se campeão espanhol.

Na segunda temporada, o brasileiro foi atrapalhado por problemas musculares e teve menos minutos em ação (1.950 minutos em 38 jogos), com desempenho semelhante ao do ano anterior (dez gols e 13 assistências).

Temporada incrível

Em 2024/25, os números de Raphinha deram um salto. Com pouco mais de metade da temporada disputada, o atacante já soma 22 gols e 11 assistências em 30 partidas (e 2.477 minutos) em campo. O Barcelona aparece na terceira posição do Espanhol (sete pontos atrás do Real Madrid) e tem a segunda melhor campanha da primeira fase da Champions League (três pontos atrás do Liverpool, que venceu todos seus jogos).

Seu desempenho na heróica vitória por 5 a 4 sobre o Benfica, na última terça-feira, pela Champions, foi mais uma mostra do alto nível alcançado pelo brasileiro. Ele marcou dois gols no segundo tempo do jogo, em Lisboa, inclusive o quinto, no último lance da partida, virando uma partida que era perdida por 4 a 2 até os 33 do segundo tempo. Atuação que levou tanto o jornal catalão Mundo Deportivo quanto o periódico madrilenho Marca a citar Raphinha como um dos favoritos à premiação do melhor jogador do mundo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: