X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Com ouro de Darlan Romani, Brasil faz melhor campanha da história no Pan

Veja em quais modalidades o Brasil chegou ao lugar mais alto do pódio nesta sexta (3)


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Com ouro de Darlan Romani, Brasil faz melhor campanha da história no Pan
A medalha que coroou a marca recorde foi de Darlan Romani, no arremesso de peso |  Foto: Reprodução/Instagram/@panamsports

Com 8 medalhas de ouros conquistadas nesta sexta-feira (3) nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, o Time Brasil já superou a campanha de Lima-2019 e alcançou o melhor desempenho da história na competição continental. A medalha que coroou a marca foi de Darlan Romani, no arremesso de peso.

No Pan de Lima, o Brasil conquistou 169 medalhas: 54 ouros, 45 pratas e 70 bronzes. Nesta sexta, em Santiago, a delegação brasileira chegou 54 ouros, 58 pratas e 48 bronzes. Como o número de pratas já é maior do que a edição anterior, a equipe nacional já alcançou o melhor resultado da história.

Em conversa com a reportagem do UOL, Ney Wilson, diretor de alto rendimento do COB, celebrou a marca e destacou a importância do resultado na reta final da preparação para as Olimpíadas de Paris, que começam em 26 de julho do próximo ano.

"Avaliamos o trabalho dia a dia e tínhamos uma perspectiva de que hoje ou amanha bateríamos essa meta. Como a gente tem visto, os atletas estão desempenhando muito bem ao lado de confederações e treinadores. É um ponto importante no processo de caminhada aos Jogos de Paris-2024, em que saímos com a autoestima alta e de um ambiente vencedor", disse Ney Wilson, diretor de alto rendimento do Comitê Olímpico do Brasil.

A primeira premiação dourada do dia veio com Babi Domingos, na ginástica rítmica, na decisão da bola na final por aparelho. Em seguida, a atleta de 16 anos Maria Eduarda Alexandre também subiu ao lugar mais alto do pódio no arco.

A vela contribui com mais três ouros, com Bruno Lobo (fórmula kite), Martine Grael e Kahena Kunze (classe 49er FX) e Mateus Isaac (IQ Foil). Já no saltos do hipismo, Stephan Barcha foi campeão. Então Lais Nunes ganhou o ouro no wrestling e deixou o Brasil perto do recorde, que veio com Darlan.

"Tudo isso contribui para esse final de preparação e classificação olímpica. Já atingimos a marca de Lima, também, em relação ao número de vagas para os Jogos Olímpicos. Ainda tem mais vagas em disputa e devemos em chegar em torno de 50 a 55 vagas conquistadas. Então, a gente atinge todos os objetivos estabelecidos antes de sair do Brasil", destacou o dirigente.

Veja em quais modalidades o Brasil chegou ao lugar mais alto do pódio nesta sexta:

Ginástica rítmica bola - Babi Domingos

Ginástica rítmica arco - Maria Eduarda

Vela fórmula Kite - Bruno Lobo

Vela 49er FX - Martine Grael e Kahena Kunze

Hipismo saltos - Stephan Barcha e o cavalo Chevaux Primavera Império Egípcio

Vela IQ Foil - Mateus Isaac

Wrestling - Laís Nunes

Atletismo arremesso de peso - Darlan Romani

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: