CBF reconhece Atlético Mineiro como campeão brasileiro de 1937
Desta forma, a equipe mineira passa a ser reconhecida como tricampeã nacional
Escute essa reportagem
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) reconheceu nesta sexta-feira (25) o pedido do Atlético Mineiro para transformar a conquista do "Torneio Campeão dos Campeões" de 1937 como título nacional, análogo ao atual Campeonato Brasileiro.
Desta forma, a equipe mineira passa a ser reconhecida como tricampeã nacional. O clube também ganhou os brasileiros de 1971 e 2021.
A homologação foi assinada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e por outros membros da entidade após uma reunião na sede da confederação, no Rio de Janeiro.
No encontro, o Atlético foi representado pelo vice-presidente José Murilo Procópio, por Ricardo Guimarães, presidente do Conselho Deliberativo, e por Rubens Menin, um dos acionistas da SA do clube.
O documentado redigido pela CBF diz que o "Torneio dos Campeões disputado em 1937 foi sim extremamente relevante à época em meio aos debates e divisões geradas no futebol brasileiro em função da defesa da implementação do profissionalismo entre os clubes".
A homologação será comunicada à Conmebol e também à Fifa, porém a conquista não valerá para ganho de pontos no Ranking Nacional de Clubes e nos rankings da Conmebol e da Fifa.
Em nota, o Atlético afirmou que "o reconhecimento faz justiça aos campeões nacionais daquele ano e devolve ao Atlético a honraria de ser o 1º Campeão Brasileiro."
Em 1937, o comando do futebol era dividido entre federações nacionais.
O torneio Campeão dos Campeões foi promovido pela Federação Brasileira de Football (a extinta FBF, que se fundiria à CBD, Confederação Brasileira de Desportos, precursora da CBF) e teve participação dos campeões das ligas profissionais dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
O Atlético venceu Portuguesa de Desportos, Fluminense e o Rio Branco para levar o troféu.
A FBF tinha os clubes profissionais como afiliados, e a CBD tinha os times amadores, além da seleção brasileira.
No dossiê apresentado pelo Atlético à CBF também foi utilizado como argumento o fato de a entidade ter reconhecido, em 2010, os títulos do Robertão e Taça Brasil de Bahia, Santos, Cruzeiro, Botafogo, Palmeiras e Fluminense como campeões brasileiros.
Comentários