Campeonato Boliviano é anulado por suspeita de manipulação
Medida também vale para a segunda divisão da liga. Nesta sexta-feira (8), a Bolívia será o primeiro adversário do Brasil na disputa das Eliminatórias
Escute essa reportagem
A edição de 2023 do Campeonato Boliviano foi anulada nesta terça-feira (5) devido a suspeitas de manipulação de resultados. A medida foi definida pelo conselho responsável pelo torneio e vale também para a Copa Simón Bolívar, a segunda divisão deste ano.
"O Conselho Superior da Divisão Profissional, com 14 votos a favor, uma abstenção e dois votos contra, decidiu anular os torneios com gestão em 2023", declarou o presidente da Federação Boliviana de Futebol, Fernando Costa.
De acordo com o dirigente, há sérios indícios de que partidas tenham sido manipuladas. "Foram expostas todas as consequências, debateu-se em todas as instâncias, e [tudo] foi levado ao conhecimentos dos tribunais esportivos e do Ministério Público da Bolívia."
Também nesta terça, o presidente do clube Vaca Díez, Marcos Rodríguez, solicitou licença do cargo após ter sido citado em um suposto envolvimento nos casos.
A presidente do Independiente Petrolero, Jenny Montaño, afirmou que quatro jogadores do clube estariam envolvidos em suborno.
Os clubes da Bolívia também solicitaram a destituição de membros do conselho de arbitragem do torneio nacional. Alejandro Mancilla, Wilson Estrada e Juan Carlos Cardozo, líderes da entidade, são acusados de fazer parte de diferentes esquemas de arranjos de jogos.
A Federação Boliviana de Futebol vai consultar a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) para realizar um torneio de curta duração no país, com encerramento em dezembro.
Nesta sexta-feira (8), a Bolívia será o primeiro adversário do Brasil na disputa das Eliminatórias. O duelo será no estádio Mangueirão, em Belém, às 21h45.
Comentários