X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Botafogo recebe Junior Barranquilla na volta à fase de grupos da Libertadores

Partida é válida pelo Grupo D, que ainda conta com Universitario, do Peru, e LDU, do Equador


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Botafogo recebe Junior Barranquilla na volta à fase de grupos da Libertadores
Jogadores do Botafogo se preparam para confronto |  Foto: Reprodução/Instagram Botafogo

Após precisar passar pelas fases preliminares, o Botafogo voltará a jogar pela fase de grupos da Copa Libertadores após sete anos. Nesta quarta-feira, às 19h, estreia diante de sua torcida, no Engenhão, no Rio, diante do Junior Barranquilla, da Colômbia. A partida é válida pelo Grupo D, que ainda conta com Universitario, do Peru, e LDU, do Equador.

A última vez em que o Botafogo disputou a Libertadores foi em 2017. Naquele ano, também passou pelas fases preliminares e depois avançou em primeiro no grupo que tinha Barcelona, do Equador, Estudiantes, da Argentina, e Atlético Nacional, da Colômbia.

Nas oitavas, venceu duas vezes o Nacional do Uruguai, por 1 a 0 e 2 a 0. Nas quartas, porém, foi eliminado pelo Grêmio, com empate sem gols e derrota por 1 a 0. O time carioca nunca chegou à final continental, mas foi até as semifinais duas vezes, em 1963 e 1973.

O Botafogo só precisou disputar as fases preliminares porque ficou fora do G-4 do último Brasileirão, em que liderou durante a maior parte. Eliminou Aurora, da Bolívia, e depois o Red Bull Bragantino.

Neste início de temporada, o time teve outra decepção, ao ficar fora das semifinais do Campeonato Carioca, resultando na demissão do técnico Tiago Nunes. O interino Fábio Matias conseguiu amenizar a situação ao conquistar a Taça Rio, diante do Boavista, garantindo vaga à Copa do Brasil.

Envolvido em polêmicas por acusações de manipulação de resultados em jogos no Brasil, John Textor, dono da SAF, encaminhou acerto com o técnico português Artur Jorge, do Braga, de Portugal, embora o anúncio oficial ainda não tenha sido realizado.

Fábio Matias poupou o time titular no último final de semana diante do Boavista. Ainda contou com três retornos de lesionados: o volante Patrick de Paula, que se emocionou ao voltar aos gramados após mais de um ano, e os atacantes Luiz Henrique e Jeffinho.

Para esta estreia, o técnico interino vai com o que tem de melhor. Fábio já tinha deixado claro que não queria ser técnico efetivo e que o objetivo era deixar tudo organizado para o novo comandante. "Fiz o meu melhor para o Botafogo, fazemos tudo pelo clube. Sou funcionário, sou staff permanente. Em situações de crise, você tem o permanente para sustentar. Tínhamos que deixar tudo organizado e fizemos isso."

O Junior também nunca chegou à final e só disputou as semifinais uma vez, em 1994. O time está motivado após vencer o La Equidad por 1 a 0 pelo Campeonato Colombiano, atingindo os 24 pontos, em sexto lugar.

Entretanto, o técnico Arturo Reyes teve uma péssima notícia, pois o zagueiro Emanuel Olivera, que disputou 12 dos 14 jogos da competição nacional, sofreu uma lesão no joelho e está fora. Ceballos e Nico Salazar são opções para substituí-lo.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X JUNIOR-COL

BOTAFOGO - Gatito Fernández; Damián Suárez, Lucas Halter, Alexander Barboza e Marçal; Gregore, Marlon Freitas e Eduardo; Júnior Santos, Tiquinho Soares e Savarino. Técnico: Fábio Matias (interino).

JUNIOR - Santiago Mele; Gabriel Fuentes, Jermein Peña, Ceballos e Walmer Pacheco; Víctor Cantillo, Didier Moreno, e Yimmy Chará; José Enamorado, Deiber Caicedo e Carlos Bacca. Técnico: Arturo Reyes.

ÁRBITRO - Cristian Garay (CHI)

HORÁRIO - 19h

LOCAL - Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: